Viagem com criança para o exterior: como se organizar?

Saiba sobre documentação dicas e mais!

Fuso horário, mudança de moeda e idiomas…Tudo isso acontece durante uma viagem internacional. Mas, se você for viajar com crianças, isso dificilmente se tornará um problema se essas mudanças forem bem explicadas.

A viagem fica mais tranquila se você estiver no controle da situação com o mínimo de imprevistos possíveis. Tenha tudo nas mãos e antecipe-se a qualquer problema seguindo essas dicas que a Cotação traz para você.

Documentação

Primeiramente, independente da idade, para uma viagem internacional é exigido um passaporte válido para as crianças.

Como diferentes empresas de viagens e companhias aéreas têm políticas diferentes, existem documentos importantes em qualquer situação para garantir que suas viagens sejam menos estressantes.

Antes de reservar seus bilhetes, verifique as datas de vencimento do passaporte de todos para garantir que eles se estendam por pelo menos seis meses após o retorno da viagem.

Nem todos os países exigem esse período de vencimento, mas a maioria dos destinos mais comuns exige. Se um passaporte expirar antes do período de seis meses, ligue para a embaixada do seu destino para obter informações sobre suas regras específicas.

Em seguida, faça duas cópias de todas as páginas de fotos do passaporte antes de sair de casa. Leve um conjunto de cópias com você e deixe os outros com um amigo ou parente como backup.

Leia também: E se eu perder meus documentos em uma viagem internacional?

Consentimento de viagem com criança

Um formulário de consentimento para viagem com criança fornece prova de que uma criança tem permissão para viajar sem a presença de ambos (ou um) responsável legal.

Se uma criança estiver atravessando as fronteiras sozinha ou com um adulto que não seja seu responsável legal, precisará de uma carta de consentimento assinada pelos pais.

Se eles estiverem viajando com  apenas um dos responsáveis legais, o outro precisará assinar o formulário de consentimento.

Em ambos os casos, os pais ou responsáveis devem carregar suas identidades com documentos comprobatórios, como uma cópia do passaporte ou documento de identidade com foto.

Mesmo que um formulário não seja legalmente exigido, é recomendável um formulário de consentimento para levar sua criança nas viagens.

Sem os documentos adequados, oficiais ou atendentes podem não permitir que você ou seu filho entrem ou até saiam do país. Ou seja, um problemão.

Um formulário simples de consentimento de viagem para crianças inclui:

  • Primeiramente as informações de contato da criança;
  • Informações de contato dos pais;
  • Organização da viagem da criança (um dos pais, nenhum dos pais, acompanhante, viagens em grupo etc.);
  • O destino da criança.

Ter o seu consentimento de viagem para crianças testemunhado ou com firma reconhecida diminui a chance das autoridades de viagem questionarem sua validade.

Prova de Relacionamento

Além de um passaporte e uma carta de consentimento de viagem, os pais também devem comprovar seu relacionamento com o filho.

Isso pode incluir uma certidão de nascimento, uma ordem judicial ou um decreto de adoção. O fornecimento de prova do relacionamento entre a criança e os pais ajuda a verificar o consentimento de viagem infantil.

Os pais divorciados devem ter formulários de tutela afirmando que ambos concordam com que a criança viaje sob os cuidados do outro.

Uma carta de consentimento para viajar com um dos pais pode economizar muito tempo no embarque, e facilitar a parte burocrática.

Também é possível levar uma cópia da ordem judicial, contrato de separação ou outros documentos legais de custódia que comprovem seus acordos de custódia.

Se uma criança tem um dos pais falecido, você deve apresentar uma cópia da certidão de óbito acompanhado da carta de consentimento de viagem.

Dicas para entreter crianças no voo

Se para adultos já é muito complicado passar horas sentado em um avião até chegar seu destino, imagine para crianças. Por isso compilamos uma lista de dicas úteis para manter seus filhos entretidos e confortáveis:

  • Vista-os com roupas confortáveis e com sapatos fáceis de calçar. Se você tiver espaço em sua bagagem de mão, traga um cobertor leve para eles se aconchegarem e dormir;
  • Leve alguns livros para colorir e lápis para manter as crianças entretidas. Eles são fáceis de carregar e podem mantê-los distraídos por horas;
  • Tenha sempre um lanchinho ou doces. Comer ou beber alguma coisa durante a decolagem e o pouso também pode ajudar a aliviar a pressão dos ouvidos dos seus pequenos;
  • Por fim, quando tudo mais falhar, carregue seu smartphone ou tablet com aplicativos apropriados para a idade para manter os pequenos ocupados.

Dicas rápidas para viajar com crianças

  • Mantenha todos os documentos em um local seguro e acessível, onde não sejam danificados ou perdidos facilmente;
  • Sempre verifique com seu agente de viagens, companhia aérea ou funcionário da embaixada para descobrir se existem documentos específicos necessários para sua viagem;
  • Nos voos internacionais é recomendado chegar ao aeroporto três horas antes para permitir um tempo de viagem adequado;
  • Certifique-se de que seu filho sempre tenha suas informações pessoais, junto com cópias dos formulários de consentimento, itinerário e passaporte;
  • Documentos mais valiosos, como passaportes, devem ficar com os pais ou responsáveis, se possível;
  • O cartão pré-pago internacional é uma forma de levar o dinheiro de forma segura e evitar que você perca as cédulas durante os passeios.
  • Por fim, leia todos os documentos com antecedência para garantir que as informações sejam completas e precisas.

Com um pouco de planejamento pode aliviar muito o estresse em uma viagem com crianças. Ao garantir que você tenha os documentos para viajar certos, você passará menos tempo se preocupando e mais tempo aproveitando sua viagem com seus filhos.