Por que é tão importante ter um seguro viagem?

Tão importante quanto planejar uma viagem é ficar seguro durante ela!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações ainda)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Antes mesmo de arrumar as malas e se preparar para aquelas sonhadas férias, é imprescindível a contratação de um seguro viagem, principalmente se essa for a sua primeira viagem internacional ou se você está viajando sozinho.

Qual a importância de um seguro viagem? | Cotação Câmbio

Muitas pessoas encaram o seguro viagem como um “gasto a mais” e acabam optando por viajar sem ele. Mas você já pensou que pode estar do outro lado do mundo, sem falar a sua língua materna, e um imprevisto acontecer?

São poucos os planos de saúde nacionais que cobrem gastos de incidentes ocorridos no exterior. Além disso, médicos, ambulância e materiais de todo o sistema de saúde em países como os Estados Unidas, Nova Zelândia e Austrália, por exemplo, são altos.

Vamos fazer um exercício? Coloque-se na seguinte situação: você está sozinho em Sydney, na Austrália, e precisa de assistência médica, mas está com o dinheiro da viagem contado. Como você vai proceder diante disso? Terá que usar o seu cartão de crédito e pagar tarifas altíssimas para cobrir um procedimento que um “simples” seguro viagem poderia arcar.

Quaisquer viajantes precisam de um seguro, independente do teor da viagem – trabalho ou lazer, sozinho ou acompanhado -. Ainda mais se você for a esses países para fazer esportes radicais, como surfe, esqui ou snowboard, por exemplo. Todos precisam estar preparados para possíveis problemas que possam ocorrer durante o período de estada fora do Brasil.

 

A obrigatoriedade do seguro viagem

Hoje, com o Tratado de Schengen, que conta com mais de 30 países europeus, os turistas que pretendem visitar países signatários devem, obrigatoriamente apresentar o seguro viagem no momento de desembarque. Tal seguro cobre os custos médicos e hospitalares em um valor mínimo de 30 mil euros. Um dos principais objetivos dessa obrigatoriedade é garantir que você terá a condição de arcar com eventuais custos médicos durante a sua viagem. 

Qual a importância de um seguro viagem? | Cotação Câmbio

Tipos de seguro viagem

Existem diversos tipos de seguro viagem, depende do perfil do viajante e do destino. Os mais procurados e considerados principais são:

  • Seguro viagem para bagagens

Te protege contra danos, atraso e extravio de bagagem, oferecendo total assistência para o viajante e garante o reembolso total do eventual valor gasto utilizado para cobrir o montante investido em roupas, por exemplo, durante o período de extravio.

  • Seguro viagem saúde

Oferece assistência médica, odontológica e ortopédica, cobrindo qualquer tipo de tratamento necessário, até mesmo internações. Há alguns seguros que cobrem despesas em farmácias, com remédios e suplementos para curativos.

  • Seguro de assistência ao viajante

Oferecem suporte ao viajante, caso haja o cancelamento ou o adiamento do voo, sendo responsável pelas possíveis taxas de mudança, alimentação e hospedagem.

Há seguros de natureza mais complexa, que cobrem a repatriação, a estadia e a passagem de acompanhantes, bem como uma remoção médica ou o translado do corpo, em casos de doenças sérias que necessitem internação ou morte.

 

Vantagens do seguro viagem em geral

São muitas as vantagens de se fazer um seguro para viagem, sendo as principais:

  • Preços acessíveis e benefícios interessantes;
  • Total assistência medida, odontológica, farmacêutica e até mesmo jurídica;
  • Ressarcimento caso as bagagens sejam extraviadas;
  • Seguro de Invalidez Permanente ou parcial por Acidente, bem como translado de corpo e viagem para funeral.

O melhor de tudo é que a contratação de um seguro viagem é muito prática.

Lembre-se: é sempre bom deixar junto ao passaporte e aos demais documentos a apólice do seguro, que constará seu nome e telefone de contato do país no qual você se encontra. Além do mais, o seguro é válido em todo o momento da viagem, desde a sua entrada no país até o retorno ao Brasil.

Se você já está com a sua viagem internacional agendada, conheça o Seguro Viagem Safe Travel. Com mais de 25 coberturas contempladas em seu plano de assistência viagem, o Safe Travel é uma excelente opção para sua viagem ser tranquila e inesquecível. E lembre-se também de sua moeda estrangeira! A Cotação oferece as melhores soluções em câmbio. 😉

Fique ligado em nosso Blog! Toda a semana, um conteúdo diferente feito especialmente para aqueles que amam viajar!

Deixe seu comentário!