Pacote de Viagens: Mitos e Verdades – tire todas as suas dúvidas

Quais as vantagens e desvantagens de adquirir pacote de viagem? Descubra!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 avaliações, média: 5,00 de 5)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Há não muito tempo, após tomar a decisão de fazer viagens internacionais, ou mesmo dentro do país, era necessário se dirigir a uma agência de turismo e conversar com um especialista para que o roteiro e os demais detalhes fossem resolvidos.

No entanto, atualmente o cenário é outro. Basta uma rápida pesquisa pela internet para ter acesso a pacotes turísticos completos que podem ser adquiridos sem nem sequer sair de casa. Com isso, surge a dúvida: vale a pena comprar um desses pacote?

A seguir você descobre algumas das vantagens e desvantagens da aquisição de pacotes de viagem e também acessa algumas dicas que podem lhe ajudar a escolher.

Quais as vantagens de comprar pacote de viagem?

Apesar da facilidade que a internet proporciona àqueles que estão prestes a fazer viagens, há quem não tenha muito tempo livre para se dedicar a uma boa pesquisa.

Para essas pessoas, cuja vida é mais corrida e atarefada, o bom e velho pacote turístico, previamente elaborado por agências de viagem, cabe muito bem. Veja algumas das vantagens que um pacote de viagem pode proporcionar:

  • Suporte durante toda a experiência: quem contrata um pacote de viagem não precisa esquentar a cabeça e nem se preocupar com perrengues em suas viagens internacionais, por exemplo. Afinal, uma das vantagens é poder contar com apoio de agentes de viagem que conhecem o local.
  • Praticidade: outra vantagem é não precisar ficar pensando muito sobre o que fazer durante o período de viagem, pois, todo o roteiro é previamente elaborado, incluindo até bilhetes de entrada em atrações, transfer de ida e volta, seguro viagem e por aí vai.
  • Economia de tempo: a terceira vantagem está ligada às outras duas. Afinal, contando com o trabalho de terceiros para elaborar toda a viagem, fazer reservas, adquirir passagens e montar até o roteiro, não há perda de tempo com nada. Basta fazer as malas e partir.

Leia também: Brasileiros no Turismo: Veja os motivos para realizar viagens internacionais

Quais as desvantagens de comprar pacote de viagem?

Depois de descobrir algumas das principais vantagens proporcionadas pela aquisição de pacotes de viagem completos, é hora de citar o lado B — aqueles detalhes das entrelinhas que a maioria não fala a respeito. Veja a seguir as principais desvantagens desse tipo de viagem:

  • Roteiro de viagem previamente montado: se de um lado há a praticidade de não precisar pensar em nada, do outro há a parte não tão boa dessa história. O fato do roteiro ser previamente elaborado limita um pouco a rotina, pois, tudo tem seu dia certo.
    Por exemplo, se durante uma viagem a Paris, o viajante quiser ir à Torre Eiffel antes do planejado pelo roteiro da agência, ele terá que gastar dinheiro duas vezes — o da visita já paga e o da que deseja fazer por conta própria.
  • Hora de chegar e de partir: outra desvantagem que também limita a rotina da viagem é o fato dos horários programados. Ainda usando o exemplo de viagens internacionais, imagine que a visita à Torre Eiffel tenha duração de 1 hora, mas devido ao grande volume de turistas presentes, esse período não seja suficiente para aproveitar a vista e fazer uma boa foto.
    Já imaginou ter que voltar para casa sem aquele tão sonhado retrato em um dos monumentos mais famosos do mundo?
  • Mais filas: um pacote de viagem funciona mais ou menos como uma compra coletiva. A agência elabora um roteiro, estima um número de viajantes e, com isso, consegue adquirir passagens aéreas, atrações, transfer e vários outros itens por um preço mais baixo, devido ao grande volume de compras simultâneas. Ou seja, é como uma viagem em grupo.

A próxima desvantagem é uma das consequências geradas pela reunião de muitas pessoas ao mesmo tempo, no mesmo local: filas. Filas para tirar foto, se alimentar, ir ao banheiro e visitar pontos turísticos e atrações.

Pacote de Viagens: Mitos e Verdades - tire todas as suas dúvidas

Como escolher um bom pacote de viagem?

Se a essa altura do campeonato você perdeu a vontade de adquirir aquela oferta de pacote turístico com preço incrível que chegou em seu e-mail, é melhor se acalmar.

Existem algumas dicas que podem lhe ajudar a tomar uma decisão mais sábia e minimizar os riscos na hora de escolher um bom pacote. Veja a seguir:

  • Analise muito bem o pacote: para viajar com mais liberdade de escolher o seu próprio roteiro, dê preferência para pacotes de viagem mais “abertos”, ou seja, aqueles em que não há um cronograma muito detalhado.
  • Hospedagem: pesquise sobre o Hotel incluso em seu pacote para ver se ele realmente vale a pena. Veja fotos reais do local, busque por avaliações de hóspedes e confira os serviços que fazem parte da diária contratada.
  • Confira se há escala nos voos: verifique se as passagens são para voos com muitas escalas, pois, dessa forma, é possível se preparar. Chegar ao aeroporto e receber de surpresa a notícia que o voo ao seu destino terá uma escala de 5 horas pode gerar estresse desnecessário.

Por último, para aproveitar viagens internacionais ao máximo com o mínimo de imprevistos, conte com soluções de câmbio seguras e práticas. A Cotação oferece serviços de compra e venda de papel moeda, emissão de cartão pré-pago internacional e remessa de valores para fora do país. Acesse o site, baixe o app Cotação Câmbio e saiba tudo antes de embarcar!