Feriados 2020: como se programar para viajar mais?

Não faltarão feriados em 2020 para você aproveitar e viajar

O ano de 2019 está se encerrando e nós mal podemos esperar para a chegada de 2020. Para aqueles que amam viajar, trazemos uma ótima notícia: teremos nove feriados em 2020 que serão prolongados. Isso mesmo, o calendário do ano que vem vai ser perfeito para se programar para viajar.

Sejam viagens curtas ou longas, o fato é que 2020 teremos um cenário propício para quem quer aproveitar uns dias de folga que acabam fazendo emenda com o final de semana.

Por isso oportunidade de fazer aquela tão sonhada viagem não faltará. Só para se ter uma ideia, 2020 promete quase o dobro de feriados prolongados em relação a 2019. Esse número pode aumentar em algumas cidades por conta dos feriados locais de municípios e estados.

Mas toda essa euforia pode acabar se você não se planejar desde já. Então listamos tudo que você precisa saber para planejar os feriados de 2020 e viajar de uma vez por todas.

Lista dos feriados em 2020

Um bom planejamento de viagem deve sempre começar um ano antes. Então anote os feriados de 2020 para já ir se preparando. Esses são os feriados nacionais, ainda poderão aparecer mais feriados a depender do seu município e estado.

  • 25 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
  • 10 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional apenas para a administração pública. Para os demais, só é feriado se for decretado por estados ou municípios);
  • 21 de abril (terça-feira) – Tiradentes;
  • 1º de Maio (sexta-feira) – Dia do Trabalhador;
  • 11 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro (segunda-feira) – Dia da Independência;
  • 12 de Outubro (segunda-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (segunda-feira) – Finados;
  • 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal.

Destino de viagens

Agora tente imaginar onde você gostaria de estar durante os feriados. Será uma boa oportunidade de fazer várias viagens, então fique atento, pois feriados mais longos permitem viagens mais longas.

Aproveite os feriados mais longos para fazer uma viagem internacional. Uma boa dica é olhar na agenda quantos dias disponíveis você terá por feriado e assim decidir o destino.

Antecipe seus planos e economize

A melhor maneira de economizar em suas viagens é antecipar todos os seus planos. Decidir com antecedência possibilita que você observe mais atentamente aos detalhes e fuja de imprevistos.

Por exemplo, se você deixar para comprar as passagens aéreas muito em cima da hora, provavelmente pagará mais por ela. O mesmo vale para comprar dólar, euro ou moeda estrangeira que precisará.

Isso por que a procura pelas passagens é maior, e as companhias aproveitam para lucrar. Caso a viagem tenha sido decidida de última hora, tente optar por saldos e promoções de viagens nas agências. Você terá que garimpar um pouco, mas vale a pena.

Fuja dos horários convencionais

Além de conseguir comprar sua passagem com antecedência, tente programá-la para um horário alternativo. A mesma regra se vale aqui: quanto mais gente querendo voar em um horário, mais caro ele fica.

Se você tem disponibilidade de tempo, optar por um voo com escalas é uma boa ideia. O custo da passagem será menor, e você ainda pode conhecer o local. Isso é uma boa alternativa principalmente para vôos internacionais.

Respeite o seu orçamento

Claro que é tentador conhecer os lugares mais visitados do Brasil e do mundo. Mas pode não ser a melhor hora para isso. Existem muitos outros lugares incríveis que você pode conhecer que estão fora da rota dos turistas convencionais.

E tendo isso em mente você ganha na economia e provavelmente irá para um lugar mais tranquilo, com menos turistas.

Viaje para perto10

Dos feriados em 2020 alguns serão mais curtos que outros. Isso pode ajudar na hora de decidir o destino. Considere viajar para lugares mais próximos, como destinos na América do Sul pois podem ser opções mais econômicas e práticas.

Afinal serão ao menos nove feriados prolongados, e alguns deles você precisará de praticidade e economia. Dessa maneira a divisão do orçamento para viagens não ficará comprometida, e você conhecerá destinos alternativos.

Não deixe para comprar moeda estrangeira de última hora

Se for viajar para o exterior, comprar moeda estrangeira ou cartão internacional pré-pago com antecedência é fundamental. Assim, você consegue as melhores taxas de câmbio, sem precisar pagar mais caro em cima da hora.

A dica é fazer uma cotação online e monitorar os preços assim que o destino for decidido.

Em resumo ao escolher sua próxima viagem para os feriados em 2020 lembre-se de seguir as nossas dicas para aproveitar cada momento. Boa viagem!