Dicas para viajar para o exterior nas férias de verão

Etapas importantes e que devem ser consideradas durante o planejamento da sua viagem internacional

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações ainda)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Já está sonhando com as férias? Bom, muita gente também está. Afinal, esse período de descanso é crucial para recarregar as energias, esvaziar a mente e fugir da rotina acelerada do dia a dia, portanto, deve ser um período muito bem aproveitado.

A fim de ajudar você na missão de planejar as férias de verão perfeitas, este artigo traz algumas dicas úteis e que devem ser consideradas durante o planejamento da sua viagem para fora do país.

Dicas para viajar para o exterior nas férias de verão | Cotação Câmbio

Verifique os documentos exigidos para o embarque

Para te ajudar a escolher um destino bacana, aqui vai um ponto importante a ser considerado: é possível sair do país sem passaporte! Ou seja, se você nunca emitiu o documento, saiba que existem lugares que exigem apenas a apresentação do seu RG.

É o caso de alguns dos países membros do Mercosul. São eles: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

E já que o assunto é desburocratização na hora de viajar, existem, ainda, mais de 100 países para onde o brasileiro, apesar de precisar de passaporte, não deve se preocupar com visto.

Alguns deles são: França, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica, Portugal, Holanda, Ilhas Maldivas, Nova Zelândia e vários outros. Esse benefício é válido para viagens mais curtas, de até 3 meses de duração. Verifique o tempo de permanência máxima no país antes de programar a viagem, certo?

 

Fique de olho nas vacinas

Depois de ter alguns destinos em mente, é hora de verificar se no país para onde você quer ir é obrigatório, ou não, comprovar se você está imune contra Febre Amarela, vacina exigida em escala mundial.

África do Sul, Austrália, Colômbia, China e Egito são alguns dos países onde o turista não pode entrar sem um Certificado Internacional de Vacinação comprovando a imunização. Esse certificado pode ser obtido em postos de saúde e as informações sobre ele podem ser encontradas no site da Anvisa.

 

Contrate um seguro viagem

Vários países do mundo, especialmente os que fazem parte do Continente Europeu, exigem dos estrangeiros a contratação de um seguro viagem. Essa obrigatoriedade passou a ser vigente após a assinatura do Tratado de Schengen, que aconteceu em 1985.

Além de tornar obrigatória a contratação de seguro viagem pelos turistas, esse mesmo tratado também garante aos viajantes a livre circulação entre os países signatários, sem a necessidade de visto. Ou seja, com o visto da República Tcheca, é possível conhecer também a Suíça.

Por isso, confira se o lugar para onde você vai nas férias faz parte do grupo de signatários desse tratado.

 

Moedas Estrangeiras e Cartão Pré-Pago Internacional

Para garantir uma viagem internacional bem aproveitada e sem dores de cabeça, duas coisas são essenciais: defina o seu orçamento e faça a compra de moedas estrangeiras antes de embarcar. Quer saber por quê?

Pois bem. Primeiramente porque a oscilação da moeda influencia diretamente nos seus planos. Ou seja, suponha que você definiu um teto de gastos X que deve suprir todo o período das suas férias. Mas, semanas antes de viagem, a moeda sofre uma oscilação para mais.

Isso influenciará no seu teto de gastos, comprometendo, consequentemente, todo o seu roteiro e as suas férias perfeitas.

Além disso, a relação oferta e demanda também interfere no preço que você vai pagar no câmbio. É por esse motivo que deixar para comprar moeda estrangeira no aeroporto ou ao chegar no país destino, faz com que você pague até 15% a mais do que pagaria comprando com antecedência.

Ainda falando sobre economia, uma outra importante ferramenta que pode ser um grande aliado para manter os gastos sob controle é o Cartão Pré-Pago. Por meio dele você não foge do orçamento e ainda pode passear com mais segurança, sem aquele monte de cédulas dentro da carteira.

Dicas para viajar para o exterior nas férias de verão | Cotação Câmbio

Faça um Roteiro de Viagem

Apesar de parecer uma dica óbvia, muita gente não faz isso e acaba se arrependendo. Um roteiro de viagem montado com antecedência te ajuda a aproveitar mais as férias, economizando, inclusive, tempo e dinheiro.

Na hora de montar um roteiro perfeito, é importante ter em mente quantas pessoas vão viajar com você e quais as preferências delas. Feito isso, considere também o tempo de descanso entre um passeio e outro e também dias específicos para compras.

Para decidir quais pontos turísticos não podem ficar de fora do roteiro, busque por opiniões de pessoas reais, que já viajaram para o mesmo destino que você pretende ir. Sites como TripAdvisor são excelentes fontes de consulta.

Seguindo todas essas dicas é possível planejar férias de verão incríveis, aliás, não só de verão, mas de qualquer estação do ano. E como última sugestão: leve uma câmera ou um smartphone para registrar lembranças.

Boa viagem!

Deixe seu comentário!