Dicas de segurança para quem vai viajar sozinho

Tudo o que você precisa saber para fazer uma viagem segura

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 avaliações, média: 5,00 de 5)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Sozinho ou na companhia de pessoas especiais, viajar é sempre uma experiência marcante. Desfrutar da oportunidade de conhecer novas culturas, pessoas e visitar paisagens de tirar o fôlego é realmente um privilégio – e deve ser aproveitado ao máximo, sempre que possível.

Contudo, para garantir que nada estrague esse momento, este artigo traz algumas dicas para viajar sozinho. Afinal, sem a presença de alguém para lhe dar cobertura, é necessário ter cuidado redobrado para evitar que pessoas mal intencionadas tentem tirar vantagem da sua solitude.

Dicas de segurança para quem vai viajar sozinho

Hospede-se em uma região de fácil acesso

A primeira da lista de dicas para viajar sozinho em segurança diz respeito a localização da hospedagem.

É comum que ao viajarem sozinhas, as pessoas busquem o máximo de economia durante o passeio, optando, inclusive, por se hospedarem em áreas mais afastadas para salvar alguns trocados. No entanto, isso pode ser um erro.

As regiões centrais ou as mais próximas de pontos turísticos, apesar de custarem um pouco mais, são mais frequentadas e, consequentemente, possuem melhor infraestrutura como a presença de policiamento e transporte público. Por isso, são essas as áreas mais indicadas quando se viaja sozinho.

Mas afinal, como saber se determinada região é ou não segura? Caso seja a sua primeira visita ao país, a dica é verificar em sites de hospedagem como o Booking.com ou o TripAdvisor.com os comentários dos usuários sobre a localização das hospedagens. Isso ajuda bastante.

Outra sugestão é pegar o endereço de pontos turísticos mais conhecidos e verificar pelo Google Maps a distância entre eles e o seu hotel. Quanto mais perto, melhor.

Ainda pelo Google Maps é possível visualizar fotos reais dos endereços. Cheque se há comércio próximo e movimento nas ruas.

Fique de olho nas bagagens

Outro ponto importante para garantir uma viagem segura é ter atenção quanto às bagagens. É claro que, durante a viagem, nem sempre você vai conseguir ficar o tempo todo com elas, mas algumas medidas podem garantir maior proteção aos seus pertences. Veja:

  • Coloque objetos de valor em sua mala de mão;
  • Liste todos os itens contidos em sua bagagem e fotografe um por um. Dessa forma, se após o desembarque você der falta de algo, é possível abrir uma reclamação com a companhia aérea a fim de conseguir ressarcimento;
  • Diferencie a sua mala das demais por meio de chaveiros, capas, etiquetas chamativas ou qualquer coisa que a torne mais facilmente identificável.

Evite visitar locais afastados e com pouca movimentação

Assim como hospedar-se em locais afastados não é uma boa ideia, frequentar endereços onde há pouco movimento de pessoas pode ser arriscado e, por isso, não é recomendado.

Procure visitar lugares públicos e ao frequentar endereços mais calmos, prefira ir em grupos, na companhia de outros turistas ou de guias turísticos.

Dicas de segurança para quem vai viajar sozinho

Mantenha o seu celular sempre conectado

É imprescindível estar sempre em contato com amigos e família, informando roteiros e os atualizando sobre a sua viagem. Dessa forma, em caso de qualquer imprevisto, eles sabem exatamente onde lhe procurar e o que fazer a respeito.

Mas para manter esse contato é necessário estar com o celular sempre ligado, acompanhado de um chip de dados ativo. Para isso, quando não o estiver usando ative o modo “Economia de bateria” e diminua o brilho da tela. Atitudes simples podem ajudar a sua bateria a durar por muito mais tempo.

Não ande com objetos de valor a mostra

Todo mundo está sujeito a imprevistos, em qualquer lugar do mundo. Por isso, quando estiver viajando, principalmente sozinho, evite andar com objetos de valor a mostra. Nunca se sabe quando há algum mal intencionado por perto. Veja algumas dicas:

  • Mantenha o celular no bolso
  • Se possível, carregue câmeras, computadores, tablets e outros eletrônicos na mochila ou deixe esses objetos no próprio hotel
  • Evite andar com todos os documentos juntos na carteira, pois em caso de roubo você terá um grande transtorno

Faça seguro viagem

A menos que sua viagem seja para um destino europeu, o seguro viagem não será obrigatório. Contudo, trata-se de uma forma econômica e eficaz de se proteger contra vários tipos de imprevistos durante uma viagem internacional.

Para quem não sabe, existem vários tipos de seguro. As opções mais simples, por exemplo, cobrem despesas médicas e hospitalares em caso de doença ou acidentes.

Ainda, os mais completos, cobrem algumas despesas mais abrangentes como reembolso no caso de extravio de bagagem, despesas jurídicas eventualmente necessárias, despesas farmacêuticas, entre outros.

Em geral, o principal benefício oferecido pelo seguro viagem é o de evitar que imprevistos atrapalhem a experiência durante a estadia no exterior. Por isso é importante embarcar somente após garantir o seu.

Dicas de segurança para quem vai viajar sozinho

Evite levar muito dinheiro em espécie

Por último, mas não menos importante, uma das dicas para viajar sozinho mais importantes da lista é: evite andar com grande quantidade de moeda estrangeira em espécie.

Antes de embarcar, garanta sim algumas notas para emergências e pequenas compras, contudo, certifique-se de que a maior parte do valor a ser gasto durante a viagem esteja segura em forma de saldo em um cartão pré-pago internacional.

Esse tipo de cartão permite que as recargas sejam feitas online, de qualquer lugar do mundo. Além disso, o cartão pré-pago facilita o controle dos gastos, pois todas as compras (inclusive de cartões adicionais) podem ser visualizadas em poucos instantes, pela internet.

Gostou das dicas para viajar sozinho? Ao segui-las, certamente a sua viagem estará menos sujeita a surpresas indesejadas.