7 Maravilhas do Mundo Moderno: Cristo Redentor, Brasil

Conheça um dos principais cartões postais do Brasil!

Em 2007, os brasileiros tiveram uma grata surpresa ao saber que, das novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno, uma delas era brasileira!

Hoje no Blog da Cotação, você ficará por dentro da história de um dos principais cartões postais no nosso país: o Cristo Redentor. Então, vamos lá?

O xodó dos brasileiros

Roteiro certo de quem vai ao Rio de Janeiro, o monumento está localizado no bairro do Alto da Boa Vista, no topo do morro do Corcovado, e pode ser visto de diversos pontos da cidade. E o visual lá em cima é encantador: de lá, é possível contemplar parte da cidade, praias e outros pontos turísticos, como o Pão de Açúcar, por exemplo.

O Cristo Redentor detém, por muitos anos, o título de ponto turístico mais visitado da Cidade Maravilhosa.

A história do Cristo Redentor

Sugerida em 1859 pelo Padre Pedro Maria Boss, que desejava edificar um monumento religioso no topo do Corcovado para abençoar os moradores da cidade, a escolha da imagem de Jesus de braços abertos só foi definida em 1921 pelo Círculo Católico do Rio de Janeiro. A inauguração do Cristo Redentor foi em 1931, com gasto o equivalente a U$3,3 milhões de dólares.

Com 38 metros de altura, a imagem projetada por Heitor da Silva e esculpida por Paul Landowski em pedra sabão e estrutura em concreto armado, é um exemplo da arquitetura Art Déco e está localizada a 740 metros acima do mar.

De tempos em tempos, o Cristo Redentor recebe reparos em seu exterior. Em 2010, ele passou uma grande revitalização, recebendo uma nova iluminação. Alguns anos antes, em 2003, inaugurou-se o acesso por escadas rolantes e um elevador panorâmico com vista para a cidade.

Vista panorâmica do Cristo Redentor

Visita ao monumento

A visita ao Cristo Redentor é disputada e você deve se programar. Carros de passeio, por exemplo, só podem ir até um certo ponto da estrada que leva ao monumento.

Para chegar até lá, há um trem que passa pela Estrada de Ferro do Corcovado. É um passeio tradicional, que transporta cerca de 600 mil pessoas todos os anos e atravessa a Mata Atlântica preservada. Ou seja, um espetáculo para os olhos antes de chegar até a atração principal!

Há também a opção de ir em vans credenciadas, que ficam em pontos próximos. O Cristo Redentor está aberto para visitação das 8h às 18h e o bilhete precisa ser comprado com antecedência.

Apesar de permitido desde 2006, é pouco conhecido do público que batismos e casamentos também podem ser feitos no local.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Ainda não conhece o Cristo Redentor? Não perca a oportunidade de ver pessoalmente um dos tesouros de nosso país! E se aquele seu amigo estrangeiro estiver de malas prontas para o Brasil e precisar de quaisquer ajudas sobre a compra de moeda em espécie, recomende a Cotação.

A equipe Cotação está disponível para esclarecimento de dúvidas, orientações e, principalmente, para soluções em câmbio!