Conheça um pouco mais sobre a Suíça

Encante-se com um dos países com a melhor qualidade de vida do mundo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações ainda)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Se você sonha em conhecer a Suíça, mas seu conhecimento sobre o país se restringe a chocolates, relógios e canivetes, fique de olho nesse post, pois ele foi feito para você! 😉

Mais do que falar sobre sua beleza extraordinária, o Blog da Cotação traz hoje algumas curiosidades interessantes sobre o país. Vamos lá?

Um país de diversas línguas

Muitas pessoas acham que o idioma oficial da Suíça é o francês. Na verdade, este é apenas um deles, e nem é o mais falado entre a população. O país possui no total 4 línguas oficiais: alemão, italiano, romanche e, claro, o francês. Tal diversidade é por conta de suas fronteiras, cujos países vizinhos possuem um dos idiomas oficiais como língua materna também. Dependendo do local, os habitantes podem falar mais uma língua.

Por sua localização geográfica, a Suíça não possui áreas litorâneas, o que é compensado por uma cadeia de montanhas, os Alpes Suíços, que ocupam 60% de seu território e são uma atração a parte.

O país está no centro da Europa e, por conta disso e das divisas com diversos outros países, possui muitas diferenças culturais, o que torna a experiência de visitá-lo sempre muito enriquecedora.

Conheça um pouco mais sobre a Suíça

Paz e Amor

A Suíça tem a notória fama de ser um país neutro. E é verdade. O país se declara neutro desde o século XVI, mas essa neutralidade só veio a ser aprovada em 1815, com o Congresso de Viena. Em 1945, a condição foi reconhecida pela ONU.

Isso significa que o país não faz alianças militares com nenhum outro país e tampouco se interfere em guerras, mantendo uma relação diplomática com outras nações. A neutralidade também o impede de vender materiais bélicos.

Ele não faz parte da União Soviética, mas é um dos signatários do Tratado de Schengen.

Morar na Suíça

A Suíça é considerada um dos melhores países para se nascer e algumas de suas cidades são consideras umas das melhores para se viver. Isso porque o país oferece segurança, educação e qualidade de vida altíssimos. O país também adota Democracia Direta, onde todos os cidadãos podem participar do processo de tomada de decisões. Mas tudo tem seu preço.

Há alguns anos, foi rejeitado pela população um referendo que propunha um salário mínimo de 10 mil reais, na época. Apesar do valor absurdo, os salários médios no país também são bastante elevados aos olhos de quem é de fora. Porém, é necessário lembrar que a Suíça tem um custo de vida alto e nem tudo é luxo, como pensamos.

Como o país não oferece um sistema de saúde pública, todos os seus cidadãos são obrigados a possuir convênio particular. O aluguel também é salgado, e consome em média um terço do salário dos suíços.

Viver na Suíça e ter um trabalho formal é uma difícil missão. Por conta de uma regularização, as vagas de trabalho priorizam candidatos com cidadania suíça e, em seguida, europeus no geral. Demais nacionalidades encontram grandes dificuldades no mercado de trabalho e lhes é exigida qualificação diferenciada.

O país tem, atualmente, cerca de 8 milhões de habitantes, população menor do que a de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Conheça um pouco mais sobre a Suíça

Visitar a Suíça

A Suíça é um dos países europeus que não exigem visto para o turista. Ao chegar lá, como em todos os países do Tratado de Schengen, você receberá uma permissão para ficar, no máximo, durante 90 dias no país.

No turismo, o país não decepciona. Além dos famosos Alpes, a Suíça possui paisagens, edifícios e monumentos históricos que valem a pena serem visitados, como: a casa de Albert Einstein, em Berna; a Catedral de São Nicolau, construída no século 15, em Friburgo; a estação de trem mais alta da Europa, que fica no Monte Jungfrau, nos Alpes Berneses; o Lago Lugano, que faz divisa com a Itália e oferece uma linda vista e, para os amantes de esqui, St. Moritz.

Conheça um pouco mais sobre a Suíça

Para aproveitar tudo o que o país oferece, você deve levar o Franco Suíço, que é a moeda oficial do país. Na Cotação, você pode adquiri-la em papel moeda ou, se preferir usar um cartão pré-pago, poderá escolher entre as nossas 5 moedas disponíveis e fazer o saque na moeda local enquanto estiver no país.

Quer saber sobre outros pontos turísticos ao redor do mundo? Aqui no Blog já falamos sobre destinos interessantes como As 7 Maravilhas do Mundo Moderno, e também sobre destinos bacanas, como a Rússia e a Alemanha. Confere lá! 😉

Deixe seu comentário!