Checklist de viagem internacional: o que você não pode esquecer

Confira o nosso check-list de viagem internacional para se organizar corretamente antes de se aventurar no exterior

Viagens para outros países demandam muito planejamento e organização para que tudo corra bem e nenhum problema aconteça.

Assim, é importante se preparar com calma, construindo uma lista de tarefas para não esquecer nada. Nesse ponto, um check list de viagem internacional vai ajudar muito a não deixar nada para trás.

Fazer as malas, pegar o passaporte, fazer reserva de voos, comprar moeda estrangeira, entre outros afazeres, são etapas da viagem que não podem ser esquecidas. Portanto, preparamos um conteúdo bem especial para te ajudar nessa tarefa.

Quer se preparar melhor para viajar para o exterior? Então, continue lendo até o final para se organizar com eficiência e fazer uma viagem tranquila!

check list viagem internacional

Documentos pessoais e diversos

Outro item importante do check list  da viagem internacional. A documentação é fundamental para uma viagem de sucesso, então é importante se preparar bem e não deixar nada para trás. Assim, verifique se os seguintes documentos estão sendo levados com você (nada de deixar na mala, hein?):

  • Passaporte;
  • Visto;
  • Documentos pessoais de identificação (RG, CPF, CNH) fisicamente e em arquivos digitais armazenados na nuvem;
  • Documentos de imigração;
  • Seguro viagem (obrigatório);
  • Extrato(s) bancário(s);
  • Reserva do hotel;
  • Passagem de volta;
  • Carteirinha de vacinação ou comprovante de vacinas.

É importante ter isso sempre consigo, pois, dependendo do destino, a ausência de um documento pode ser motivo de rejeição do visto e deportação imediata.

Leia também: E se eu perder meus documentos em uma viagem internacional?

Reserva de voo e hospedagem

Como mencionamos anteriormente, é importante se organizar e ter consigo a reserva do voo, incluindo os assentos no avião, bem como a hospedagem no país de destino.

Nesse caso, aprenda o endereço completo do local para facilitar a passagem pelo serviço de imigração.

Ainda sobre a importância de conhecer a hospedagem e o local de destino, vá além e descubra o que puder sobre a vizinhança que vai ficar, pois esse conhecimento pode ser importante em situações inesperadas que eventualmente aconteçam.

Lembre-se: quanto mais preparado você estiver, mais fácil vai ser a estadia no exterior, principalmente para buscar ajuda ou auxílio dos nativos locais.

check list viagem internacional

Compra de moeda internacional

Com a parte “burocrática” do nosso check list viagem internacional bem organizada, é hora de comprar a moeda do país de destino.

Para isso, uma recomendação é importante: acompanhe sempre o câmbio antecipadamente para poder comprar dólar, euro ou a moeda que precisar nos momentos de baixa. Assim, é possível economizar valores preciosos para sua viagem.

Além disso, a compra fracionada da moeda vai ajudar no processo de viagem, sempre te lembrando que, em breve, você estará embarcando para um grande passeio internacional. Então, esse preparativo é importante para criar o clima e manter as expectativas bem altas.

Leia também: 5 dicas para comprar moeda estrangeira

Preparação das malas e bolsa de mão

Com documentos em ordem e a moeda internacional garantida, é hora de planejar e organizar as malas e a bolsa de mão. Para isso, tenha em mente o país que você irá visitar, bem como as características da estação do ano que este destino se encontra.

Nessa hora, é importante ser bem cauteloso para não chegar despreparado no local.

Leve algumas peças de roupa extras para garantir que nada vá faltar, considerando quatro ou mais itens sobressalentes de cada vestimenta, assim você terá meias, roupas íntimas, calças e camisetas suficientes para a viagem.

Mesmo em estações quentes, leve sempre uma roupa de frio para evitar ser pego de surpresa, caso haja uma reviravolta no clima da região.

Acessórios e outros itens

Fora da categoria de vestimentas, é importante se assegurar que acessórios e outros itens importantes estão sendo levados para a viagem. Então, deixe seu check list viagem internacional ainda mais completo:

  • Eletrônicos e carregadores (na mala de mão);
  • Aplicativos da companhia de aviação e de hospedagem instalados no smartphone;
  • Apps de motoristas de aplicativos do país de destino;
  • Mapa físico do local;
  • Caderno para anotação;
  • Kit higiene na bolsa de mão;
  • Kit de remédios (com a receita, se existente) na bolsa de mão.

Além desses itens, é importante se assegurar que os seguintes objetos não estão sendo levados na viagem, pois são proibidos pelas companhias aéreas:

  • Substâncias líquidas em frascos maiores de 100ml. É permitido levar até 10 frascos de 100 ml;
  • Objetos cortantes e/ou pontiagudos, como tesouras, facas ou canivetes;
  • Aerossóis e sprays;
  • Armas de fogo originais, réplicas ou de brinquedo;
  • Animais, plantas e sementes;
  • Alguns tipos de alimentos (verificar o que o país de destino proíbe).

Checklist de viagem internacional pronto? É hora de viajar!

Agora que sua viagem está totalmente preparada, em vários aspectos, é hora de esperar o tão aguardado dia do embarque para o exterior. Por sinal, no dia da viagem faça o check-in online e guarde a confirmação, para o caso de alguma situação inesperada acontecer.

No mais, a dica de ouro é sempre conhecer antecipadamente o país de destino para evitar situações ruins pela falta de conhecimento. Desse modo, conheça o básico do idioma local, siga nosso check list viagem internacional à risca e faça uma excelente viagem!