Remessa Internacional é alternativa mais segura a pais com filhos em intercâmbio. Descubra por quê.

Veja como garantir um intercâmbio perfeito aos filhos.

Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Mandar os filhos para estudar no exterior é certamente motivo de orgulho. Afinal, passar por uma experiência fora do país sem a companhia dos pais é um grande acontecimento – além de uma grande evidência de que os pequenos talvez não sejam mais tão pequenos assim.

Contudo, para garantir que o intercâmbio seja produtivo, seguro e cheio de aprendizados, um dos papéis dos pais é fornecer o necessário para que a estadia dos filhos seja confortável e motivadora – sem o risco de perrengue.

Por isso, neste artigo, daremos algumas dicas de como oferecer suporte aos seus filhos durante a experiência de intercâmbio e entenderá como a Remessa Internacional para intercâmbio será útil nisso.

O que é a Remessa Internacional

Há não muito tempo, os únicos habilitados a enviar dinheiro para fora do país eram os grandes bancos. A transação era feita de forma burocrática, demorada e era necessário que o remetente se dirigisse pessoalmente a uma agência.

Por isso, ao mesmo tempo em que os pais comemoravam o intercâmbio dos filhos, sentiam desconforto ao pensar no trabalho que seria prover a manutenção dos estudantes fora do país.

Contudo, esse cenário não existe mais. Nos dias de hoje, com a ascensão da tecnologia e as facilidades proporcionadas pela internet, existem maneiras mais simples de mandar dinheiro para o exterior. O serviço de Remessas Internacionais da Cotação é uma delas.

Veja algumas das vantagens:

Passo a passo

Se você tem dúvidas sobre as etapas envolvidas em uma Remessa Internacional da Cotação, basta seguir o rápido passo a passo a seguir:

  • Faça uma simulação na página inicial do site da Cotação e veja exatamente quanto deseja enviar e o IOF correspondente;
  • Informe os seus dados de login utilizando o seu CPF e senha já cadastrados no site para dar continuidade à operação – em caso de primeiro acesso, será necessário criar seu cadastro;
  • Siga as instruções e informe o motivo da transferência. No caso de manutenção dos filhos em intercâmbio, escolha “manutenção de familiares que residam no exterior” ou “manutenção de estudantes no exterior”. A seleção de motivo é uma exigência do próprio Banco Central.
  • Aguarde até visualizar que a operação foi concluída com sucesso.

A Remessa Internacional para intercâmbio é feita por ordem de pagamento e o beneficiário faz a retirada em uma agência bancária do exterior.

O que é o Remessa Expressa

Dentro da categoria de serviços de Remessa Internacional há a Remessa Expressa. O Remessa Expressa possui como característica o envio de quantias menores de dinheiro, especificamente para pessoas que não possuem uma conta bancária no exterior, mas precisam do valor em caráter emergencial.

Contudo, diferente da Transferência Internacional tradicional, o serviço de Remessa Expressa não é realizado online. Caso você precise utilizar o serviço do Remessa Expressa para o seu filho que está em intercâmbio no exterior, será necessário se dirigir a uma das lojas Cotação ou ligar para 3003-0551.

Lembre-se: antes de solicitar a Remessa Expressa tenha em mãos:

  • Seus dados – documento de identidade com foto;
  • Dados do destinatário – nome completo, número do documento, telefone, endereço;
  • Motivo do envio – no caso de envio de remessa internacional para intercâmbio, o motivo pode ser “manutenção de familiares que residam no exterior” ou “manutenção de estudantes no exterior”.

Outra informação importante é que o valor mínimo exigido para que essa transação seja feita é de US$ 20 ou o valor equivalente em outras moedas. Por exemplo, em euros esse valor é $ 17,87, em libras esterlinas é $ 15,30.

Como encarar o intercâmbio dos filhos com tranquilidade

Você já sabe como garantir que dinheiro não será um problema durante o intercâmbio dos filhos. Contudo, existem outras dicas que servem para ajudar você a se certificar de que tudo está correndo bem com os estudantes durante o período dessa experiência internacional. Veja algumas delas:

Informe-se sobre a cultura do país de destino

Antes de o seu filho embarcar, é muito importante tirar todas as dúvidas sobre costumes do país onde ele fará o intercâmbio – segurança, alimentação, educação, meios de transporte, saúde etc.

Para isso, faça pesquisas, converse com a agência de intercâmbio, busque depoimentos de estudantes que já passaram pela experiência no mesmo destino e descubra quais foram as suas impressões.

Pesquise a agência de intercâmbio com muita atenção

Existem centenas de agências de intercâmbio no mercado, o que torna muito difícil escolher a melhor. Por isso, antes de fechar negócio, pesquise sobre avaliações de clientes, reputação, escolas parceiras, diferenciais e pacotes de intercâmbio disponíveis.

Alguns sites que podem lhe ajudar na pesquisa são:

  • Reclame Aqui: o site reúne experiências negativas de consumidores na compra de produtos ou serviços.
  • YouTube: muitos estudantes que viveram experiências de intercâmbio relatam as suas impressões e situações vividas durante o período em vídeos no YouTube.
  • Grupos de intercâmbio: procure por grupos focados no assunto de intercâmbio nas redes sociais e converse com as pessoas sobre as suas experiências.

Conheça muito bem a Host Family

Os estudantes de intercâmbio têm a chance de conhecer a host family, ou seja, família responsável por recepcioná-los durante a estadia no exterior, com antecedência. Portanto, apresente-se a eles, tire todas as suas dúvidas e esteja sempre disponível.

Agora que você já sabe como fazer remessa internacional para intercâmbio é simples e conhece algumas formas de se certificar de que a experiência do seu filho será segura, pode respirar com mais alívio.

Não se esqueça de baixar o aplicativo Cotação Câmbio em seu celular, salvar o site da Cotação aí nos favoritos, buscar a loja mais próxima de você e também anotar os telefones: 4002-1010 (principais cidades), pelo app ou em uma das lojas Cotação.