Remessa Expressa: O que é Manutenção de Residente?

No post anterior do Blog da Cotação, explicamos que para efetuar envios ou recebimentos de valores para e do exterior é preciso, durante a operação, preencher a sua natureza.

A natureza nada mais é do que o motivo do envio de dinheiro para o exterior e precisa ser preenchida de forma correta, ou seja, com a real intenção do envio. Isso porque essa informação será necessária na declaração do imposto de renda e pode resultar em uma multa se a informação for incorreta.

São muitas as naturezas para efetuar remessas internacionais. Hoje falaremos de uma das naturezas de envio mais comuns: a Manutenção de Residente. Vamos lá?

O que Manutenção de Residente?

A natureza Manutenção de Residente é a transferência internacional de dinheiro para alguém, que pode ser parente ou não, morando no exterior para custear despesas do dia a dia, como alimentação, transporte, vestuário, etc, ou até mesmo mesada para um filho que está em intercâmbio. Esse residente é financeiramente dependente de um residente no Brasil mas pode ou não ser seu parente.

A intenção pode também ser inversa: residentes no exterior podem enviar dinheiro para alguém no Brasil.

manutenção-de-residente

E se Manutenção de Residente não se encaixa na minha finalidade de envio?

Como dito anteriormente, é necessário que a natureza de envio em uma transferência internacional esteja correta durante a operação. Existem outras naturezas que podem se adequar na intenção de envio, com outras particularidades. Listamos aqui algumas das principais:

Manutenção de estudante: 

Natureza voltada para envio de dinheiro com regularidade para estudantes fora do Brasil, em intercâmbio, faculdade, cursos de idiomas, etc.

Pagamento de curso:

É diferente da natureza Manutenção de Estudante e tem como finalidade o pagamento de cursos entre a pessoa física e a instituição de ensino.

Pagamento de Serviços:

Natureza que tem como finalidade o pagamento de serviços prestados por empresas ou prestadores de serviços no exterior. Como, por exemplo, a contratação de um fotógrafo para uma festa realizada em outro país.

Fundo de Investimentos:

Como o próprio nome já diz, é a natureza voltada para investimentos no exterior.

Encomendas Internacionais:

Para quem precisa efetuar transferência de dinheiro para pagar compras em sites estrangeiros e encomendas de pequenos valores, esta é a natureza específica para essa transação.

Como fazer remessa para manutenção de residentes no exterior?

Se você tem um dependente financeiro em outro país e precisa enviar dinheiro para ele, poderá efetuar essa operação pelo Remessa Expressa, de forma rápida e segura. Para envios em dólar americano ou euro, a tarifa é a TARIFA é ZERO!¹

Ao acessar o site, faça uma simulação do valor a ser enviado, efetue seu cadastro informando também os dados do beneficiário e, em seguida, efetue o pagamento. No Remessa Expressa você pode enviar dinheiro ao exterior em qualquer dia da semana, 24 horas.

Para envios do Brasil para o exterior, em Dólar Americano e/ou Euro, a transferência é realizada em até 1 dia útil após a confirmação do pagamento via TED e apresentação da documentação (quando necessária). A disponibilidade do dinheiro no exterior pode sofrer alterações de acordo com o fuso horário no país de destino.

¹Para operações Pessoa Física online em dólar e euro.

Fique ligado em nosso Blog e em nossa série sobre as naturezas de envio de dinheiro ao exterior.