Remessa Expressa: O que é disponibilidade no exterior?

Descubra o que é e aprenda como usar a disponibilidade no exterior para remessas internacionais

Você sabe o que é disponibilidade no exterior? Esse objetivo, dentro de uma remessa internacional de dinheiro, tem como finalidade alimentar contas estrangeiras para diversos motivos, mas precisa de atenção para ser utilizada.

Seja para envios regulares de dinheiro sem um objetivo claro ou já planejando alguma atividade no futuro, é importante saber como fazer uma remessa internacional nessa modalidade para evitar dores de cabeça com a receita federal ou outras instituições.

Remessa Expressa: O que é disponibilidade no exterior?

Afinal, o que é disponibilidade no exterior?

Qualquer pessoa que possui uma conta em outro país pode alimentá-la com dinheiro conforme sua vontade e capacidade financeira. Dessa forma, ela se assemelha com outros objetivos de remessa internacional, como a manutenção de estudantes ou a manutenção de residentes.

Então, a disponibilidade no exterior atua como um objetivo para pessoas que querem manter sua conta com capital para um evento que ocorrerá no futuro. Assim, para utilizar esse recurso, alguns pontos precisam ser atendidos:

  • É preciso atender as especificações do Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI) do Banco Central do Brasil;
  • Em casos específicos, é preciso enviar a Declaração Anual de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) caso possua bens/ativos iguais ou superiores a U$ 100.000 ou equivalente em outra moeda;
  • É necessário declarar todo investimento no exterior em seu Imposto de Renda;
  • Atente-se para eventuais alíquotas cobradas pela Receita Federal em casos específicos (para isso, recomendamos que sempre consulte um contador de confiança).
  • A remessa de dinheiro, nesse caso, só pode partir por residentes do Brasil.

Ainda, em alguns casos, pode ser preciso mostrar comprovantes que garantam sua capacidade financeira. Nesse ponto, o imposto de renda, holerite ou pró-labore poderá justificar sua condição de fazer uma remessa internacional.

Taxas e limites para envios de disponibilidade no exterior

Para utilizar a disponibilidade no exterior como objetivo de fazer uma remessa expressa para outro país, a taxa cobrada atualmente é de 1,1% referente ao IOF (Imposto sobre Operação Financeira) da transação.

Em relação os limites de envio, atualmente não há nada estabelecido pela Receita Federal ou instituições bancárias e financeiras que oferecem esse tipo de serviço. A única questão diz respeito à capacidade financeira do emissor da remessa.

Explicamos: caso a instituição financeira faça uma análise e julgue que o envio, de alguma forma, não é compatível com os ganhos de quem está fazendo a remessa internacional utilizando o objetivo disponibilidade no exterior, o envio não será concluído.

Isso é importante para garantir a segurança de todo o sistema, além de reduzir os riscos de fraudes ou crimes, já que o dinheiro está saindo do Brasil e indo para contas em bancos do exterior.

Passo a passo para fazer uma remessa internacional com agilidade e segurança

Está pronto para fazer sua remessa internacional? Então, confira como é fácil fazê-lo, em poucos passos. O primeiro deles é acessar o serviço de Remessa Expressa, da Cotação. A partir daí, basta seguir os seguintes passos para enviar dinheiro de forma ágil, simples e totalmente segura:

  1. Ao entrar no site, basta fazer a simulação de quanto dinheiro você irá enviar;
  2. Após escolher o valor, basta clicar em “iniciar envio” para realizar o cadastro na plataforma;
  3. Com o cadastro realizado, basta informar os dados do beneficiário que irá receber a remessa internacional;
  4. Com os dados inseridos, basta confirmar o pagamento e pronto: sua remessa foi enviada e o dinheiro estará na conta do destinatário em até 24 horas.

Leia também: Você sabe o que é e para que serve uma Invoice?

Tarifa zero para envio de Dólar e Euro

Se o envio de dinheiro por meio da remessa internacional for em Dólares ou Euros, o emissor não pagará nenhuma taxa pelo envio, benefício este que a Cotação oferece como comodidade para seus usuários.

Além desse ponto, mais de 200 países aceitam o envio expresso de dinheiro, o que é uma grande comodidade para quem deseja alimentar sua conta utilizando o objetivo disponibilidade no exterior.

Portanto, além de tarifa zero, a Cotação oferece o melhor serviço de remessa expressa do mercado brasileiro. Acesse o site agora mesmo e faça seus envios de forma rápida, ágil e simples. Aproveite!