Remessa Expressa: Como fazer pagamento de serviços contratados no exterior?

Pagar prestadores de serviço no exterior não precisa ser uma tarefa complicada e pode ser feita direto do Brasil

Quem vive viajando para o exterior ou possui parentes que residem por lá, sabe como o pagamento de serviços em outro país é algo comum.

Seja para serviços de manutenção em sua casa de temporada no exterior ou outras atividades para mantê-la em ordem, pagar por estes profissionais, mesmo estando no Brasil é uma necessidade.

Sendo assim, é importante buscar por um serviço que atenda essa demanda de forma prática, fácil e além de tudo, que tenha boas taxas.

Diante disso, reunimos uma série de dicas e informações úteis para quem precisa fazer esses pagamentos sem grandes complicações. Confira!

Pagamentos no exterior: o que pode ser contratado?

Quem reside no Brasil, mas tem um imóvel nos Estados Unidos, por exemplo, necessita da contratação, ao menos de atividades básicas para manter tudo em ordem, principalmente se a casa for de temporada e passa por longos períodos vazia.

No entanto, são diversos os serviços que podem ser contratados no exterior, com as mais distintas finalidades.

Dentre os mais comuns, estão os serviços de jardinagens, manutenção e reformas de residências, caseiros, profissionais de segurança, serviços de fotografia, advogados, design de interiores e serviços de limpeza, entre outros.

pagamentos no exterior

Como é feito esse pagamento?

Para que não haja a necessidade de deslocar até o país para realizar o pagamento dos prestadores de serviços, a tecnologia pode (e deve) ser utilizada a seu favor.

Por meio de uma transferência internacional, mais precisamente a remessa expressa, é possível enviar o dinheiro para o exterior em poucos passos e garantir que o profissional receba os valores correspondentes às atividades executadas sempre que for preciso.

Porém, diferentemente de outros envios de valores para outro país, no caso de pagamento de serviços, é necessário que a empresa ou prestador gere uma Invoice, uma documentação específica para que você consiga realizar a transferência sem maiores problemas.

O que é e para que serve a Invoice?

Invoice é o termo em inglês, utilizado no mercado financeiro internacional para designar o que conhecemos aqui como nota fiscal ou fatura.

O documento é usado para faturar serviços contratados, produtos comprados ou vendidos no exterior, formalizando qualquer operação de compra envolvendo uma empresa estrangeira.

Fornecida pela empresa ou prestador que realiza a atividade, nessa espécie de nota fiscal encontram-se informações como:

  • Nome ou razão social da empresa;
  • Data de emissão do documento;
  • Dados do cliente (nome/endereço/contatos);
  • Descrição do serviço realizado ou produto comprado;
  • Quantidade de itens;
  • Valor a ser pago pelo cliente;
  • Dados bancários do beneficiário.

Também é necessário que o documento esteja redigido no idioma do país de origem, ou seja, se o serviço foi realizado nos Estados Unidos, a invoice deverá ser emitida em inglês. Essas condições valem para qualquer país no exterior.

pagamentos no exterior

Como fazer o pagamento da invoice pelo remessa expressa?

Com o documento em mãos, basta realizar apenas algumas etapas para realizar o pagamento sem grandes burocracias. Confira:

  • Acesse o site da Cotação e simule o valor a ser enviado;
  • Após determinar o valor, clique em iniciar envio;
  • Preencha os dados cadastrais solicitados na plataforma;
  • Com o cadastro finalizado, é hora de informar os dados do beneficiário;
  • Informe na natureza da operação “Pagamentos de serviços no exterior”;
  • Confira se todos os dados inseridos estão corretos;
  • Não se esqueça de confirmar o pagamento para concluir a operação.

É importante seguir todas as etapas do processo com muita atenção e cuidado. Embora a praticidade de realizar as operações pareçam simples, qualquer erro ou divergência das informações pode comprometer o processo de faturamento da invoice.

Dentre as divergências mais comuns estão:

  • Preenchimento incorreto dos campos solicitados;
  • Ausência ou falta de descrição clara sobre o produto ou serviço;
  • Inexistência ou identificação inválida sobre o emissor da invoice

Portanto, é essencial estar atento a todos os detalhes durante a realização da remessa.

Em quanto tempo o prestador recebe os valores?

Caso todos os dados sejam preenchidos corretamente e o sistema de remessas consiga confirmar o pagamento sem maiores problemas, os valores ficam disponíveis na conta do beneficiário em até 24 horas.

No entanto, o tempo uma transferência internacional pode variar, pois depende de uma série de fatores, como por exemplo o fuso horário do país enviado, as políticas do banco do beneficiário, a confirmação do pagamento, entre outros.

Caso o pagamento tenha de ser feito com urgência, o mais indicado é realizar a operação dentro do horário comercial para que haja mais chances de os valores ficarem disponíveis o quanto antes.

Quais as taxas cobradas no pagamento da invoice?

Para quem opta por fazer o pagamento da invoice pelo remessa expressa da Cotação, sendo feita a transferência de Dólar ou Euro, o serviço oferece tarifa zero para todos os usuários.

Com essa facilidade, você pode enviar dinheiro para mais de 200 países que aceitam as moedas e garantir mais comodidade para suas operações.

Além disso, pode realizar transferências internacionais sempre que precisar, com toda a segurança e rapidez, sem precisar sair da sua casa.