Coronavírus (COVID-19): Como enviar dinheiro a um familiar que está no exterior?

Você pode enviar dinheiro ao exterior sem precisar sair de casa.

Noticiado desde o final de dezembro de 2019, quando os primeiros casos começaram a surgir na China, o Coronavírus, ou COVID-19, tem sido motivo de muita preocupação no mundo.

No Brasil, os casos começaram a surgir em março, com a chegada de pessoas contaminadas durante viagens ao exterior que, sem saber, tiveram contato com seus familiares e amigos. Por conta disso e pelo aumento no número de pessoas infectadas, medidas preventivas começaram a ser tomadas, como a adoção do isolamento social e até mesmo uma possível quarentena.

Coronavírus (COVID-19): Como enviar dinheiro a um familiar que está no exterior?

O que é o Coronavírus?

Coronavírus é o nome dado a uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Assim como no caso da gripe, o coronavírus possui diversas variantes e o COVID-19 é uma delas.

O nome “corona”, que vem despertando a curiosidade de muitos quanto à origem, significa coroa. E o vírus foi nomeado assim porque tem essa aparência quando observado em microscópio.

O COVID-19 é mais contagioso que uma gripe comum e pode se agravar em pessoas que pertencem a grupos de risco como:

  • Pessoas acima de 60 anos;
  • Diabéticos;
  • Portadores de doenças autoimunes, cardiovasculares e respiratórias crônicas;
  • Gestantes e/ou lactantes.

A prevenção ao Coronavírus se dá por simples procedimentos que devem ser adotados por todos, como:

  • Lavar as mãos com água e sabão por no mínimo 20 segundos. Caso esteja fora de casa, utilizar álcool em gel para higienização das mãos;
  • Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, preferencialmente utilizando a parte interna do braço;
  • Evite tocar no rosto, boca, nariz e olhos;
  • Evite locais com aglomerações;
  • Mantenha ambientes sempre ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais.

No Brasil, como medida de prevenção ao contágio pelo Coronavírus, muitos estados estão orientando seus moradores a ficarem em casa por um período de algumas semanas. Outros locais, no entanto, desejam adotar medidas mais rígidas, como a quarentena. Em ambos os casos, a orientação é para que as pessoas trabalhem de casa, se possível, e só saiam quando for realmente necessário, como no caso de idas ao supermercado ou farmácias, por exemplo.

O que fazer quando se tem um familiar no exterior?

Enquanto muitos terão que adiar seus planos de viagem ou intercâmbio, outros já estavam no exterior quando o vírus foi declarado uma pandemia. Quem conseguiu retornar precisou ficar atento a quaisquer mudanças na saúde. Infelizmente, em alguns casos, a pessoa sem saber que estava infectada passou o vírus para familiares e amigos ao voltar ao Brasil.

Do outro lado está a situação de quem trabalha, estuda e reside no exterior, e que não retornará para o Brasil, mas que depende financeiramente de quem mora aqui.

Diante disso, como enviar dinheiro para familiares, amigos ou prestador de serviço que está no exterior durante esse período de isolamento sem colocar em risco a própria saúde e a do beneficiário?

Envie dinheiro ao exterior sem sair de casa

O Remessa Expressa é um serviço de envio de dinheiro ao exterior, realizado de forma online, sem que você ou o beneficiário precise sair de casa. O envio é rápido, fácil e muito seguro.

Com ele, você envia dinheiro da sua conta aqui do Brasil, para uma conta no exterior, que pode ser própria ou para terceiros. Veja aqui as principais finalidades de envio:

  • Manutenção de estudante: você envia dinheiro para um familiar em intercâmbio, cursos de idioma, curso de graduação, por exemplo;
  • Manutenção de residente: você envia dinheiro para uma familiar ou amigo que está vivendo no exterior e precisa do dinheiro para despesas do dia a dia, como alimentação, remédios, transporte, etc.
  • Disponibilidade no exterior: você envia dinheiro para uma conta própria em outro país.
  • Pagamento de serviços prestados no exterior: você envia dinheiro para o pagamento de serviços diversos, inclusive na área da saúde;
  • Pagamento de encomendas: você envia dinheiro para o pagamento de pequenas compras feitas em sites estrangeiros, por exemplo;
  • Entre outras finalidades de envio.

Coronavírus (COVID-19): Como enviar dinheiro a um familiar que está no exterior?

O dinheiro fica disponível na conta do benefício em até 24 horas¹ e você pode efetuar envios para mais de 200 países. Além disso, para envios em euro ou dólar americano, a tarifa é zero.

Para efetuar seu envio, acesso o site do Remessa Expressa, faça sua simulação de envio, efetue seu cadastro, insira dos dados do beneficiário e, por fim, faça o pagamento.

Leia também: Passo a passo para fazer Remessas Internacionais

O Remessa Expressa é um serviço da Cotação, presente no mercado de câmbio há mais de 50 anos e que conta com mais de 2,8 milhões de clientes.
¹ A disponibilidade depende da confirmação do pagamento da operação de câmbio e do fuso horário no país de destino (dólar e euro).