Brasileiros podem ter conta corrente no exterior?

Saiba como e em quais condições é possível abrir uma conta em um banco no exterior

Embora a tecnologia tenha facilitado diferentes processos no nosso cotidiano, abrir uma conta corrente no exterior gera muitas dúvidas em quem reside no Brasil.

São várias as finalidades para se ter uma conta em outro país: para quem viaja muito ou tem planos de se mudar para o destino, para quem investe ou pretende investir no exterior ou até mesmo quem quer ter uma reserva de dinheiro em moeda estrangeira.

Com isso, diferentes processos podem ser facilitados, como por exemplo, enviar dinheiro através de uma transferência internacional, pagar um fornecedor no exterior, realizar compras internacionais com maior facilidade, entre outros.

No entanto, o que muitas pessoas ainda não sabem, é que sim, é possível abrir uma conta no exterior e na maioria das vezes, isso é um processo simples e descomplicado.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para quem pretende ter uma conta internacional, documentos necessários e outras informações importantes. Confira!

Como abrir uma conta no exterior?

O processo para abrir uma conta corrente no exterior geralmente costuma ser bem simples. Na realidade, muitas pessoas acreditam que para ter uma conta em outro país é necessário ter uma empresa ou um CNPJ, o que não é verdade.

Pessoas físicas também podem ter uma conta internacional, sem sequer precisar viajar para o país de destino para isso acontecer.

O primeiro passo para quem deseja realizar o processo, é escolher um banco para abrir a conta. Diversas instituições internacionais oferecem a possibilidade de realizar todos os trâmites de forma completamente online, sem que haja a necessidade de se deslocar até o país.

O ideal é buscar pelo Banco que melhor atenda às suas necessidades. Você pode pesquisar na internet por instituições que abrem contas para brasileiros e se informar sobre questões importantes sobre documentação e questões econômicas entre os países.

É importante ressaltar que cada país segue suas regras em relação às movimentações financeiras, portanto, é preciso estar atento à todas elas.

conta corrente no exterior

Europa

Muitos países europeus possuem acordos com instituições brasileiras, como é o caso de bancos que já atuam por aqui, portanto, o primeiro passo para quem deseja abrir uma conta na europa, é verificar se o seu banco te dá a possibilidade de ter uma conta por lá.

No entanto, é preciso ficar atento pois em algumas instituições, isso só será possível mediante a um alto investimento no país desejado. Alguns bancos inclusive solicitam a comprovação de renda, que deve ser superior a R$ 10 mil reais.

Caso essa não seja uma opção, você pode procurar por empresas alternativas que aceitam abertura de conta online. Existem diferentes instituições que oferecem ainda isenção de tarifas e condições especiais para estrangeiros.

Estados Unidos

Já nos Estados Unidos, país preferido para quem quer abrir conta corrente no exterior, o processo é semelhante ao da Europa.

Muitos bancos brasileiros também operam no país, o que pode ser considerado uma facilidade, tendo em vista que quem optar por essas instituições poderá apenas comparecer a uma agência de sua preferência e solicitar a abertura da conta.

No entanto, há opções também para quem deseja realizar a abertura da conta online, em um banco de sua escolha.

Documentos necessários

A documentação necessária para realizar a abertura da conta pode variar de acordo com a instituição escolhida. No entanto, há alguns documentos padrões que são solicitados na maioria dos bancos:

  • Passaporte válido
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda dos meses anteriores

É importante consultar essas informações direto com o agente ou central do banco em que você pretende abrir a conta.

Vantagens de abrir conta no exterior

Abrir uma conta corrente no exterior oferece uma série de vantagens, principalmente para quem costuma viajar para o exterior com frequência ou realiza mensalmente transferências internacionais para manutenção de residentes ou estudantes.

Para quem possui filhos estudando no exterior, por exemplo, o processo de enviar ou receber dinheiro se torna muito mais fácil. Além disso, há muito mais facilidades em realizar todo esse processo, de forma simples e segura.

Excelente para quem faz negócios no exterior

Quem costuma fazer negócios ou investir no exterior, a conta corrente em outro país é certamente a melhor opção. Dessa forma, você pode realizar suas transações online e sem a cobrança de grandes taxas.

Ampliação dos serviços bancários

Ao realizar a abertura de uma conta internacional você amplia as possibilidades de serviços, que em alguns casos são limitados em transações internacionais.

Economia nas viagens

Através da sua conta corrente você pode reduzir os seus custos em viagens, evitando de pagar o iOF cobrado dos cartões internacionais brasileiros, além de não ser impactado pela constante variação da moeda estrangeira.

Mantenha sua conta sempre movimentada

Após realizar a abertura da sua conta internacional, o ideal é que você mantenha regularmente a movimentação. Dessa forma, você evita que ela seja inativa e alguns casos, pode conseguir até a isenção da tarifa de manutenção.

Para fazer isso, a melhor opção é contar com o serviço de Remessa Expressa da Cotação. Com ele, você pode enviar dinheiro para o exterior de forma simples, rápida e segura, sem qualquer complicação.

Além disso, o serviço oferece tarifa ZERO* para transferência de Dólar ou Euro e o dinheiro fica disponível em até 24¹ horas na sua conta corrente no exterior.

¹A disponibilidade do dinheiro no exterior depende da confirmação do pagamento da operação de câmbio e do fuso horário no país de destino (dólar e euro).