Vai morar nos Estados Unidos? Vire um americano em 30 dias

Pontualidade, gorjetas e ovos com bacon no café da manhã. Descubra como é viver como um nativo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 avaliações, média: 5,00 de 5)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Está pensando em morar nos EUA? Saiba que você não está só. O país é uma das maiores potências econômicas mundiais, o que leva muita gente a sair da sua terra natal em busca de mais oportunidades e qualidade de vida no território norte-americano.

Contudo, antes de fazer a mudança, que tal conhecer um pouco mais sobre os costumes dos americanos e, assim, já chegar com pinta de nativo? Neste artigo estão listados alguns hábitos e curiosidades muito comuns nos Estados Unidos – a maioria bem diferente do Brasil. Continue lendo!

Dar gorjeta é uma obrigação velada

Aqui no Brasil os famosos 10% cobrados direto na conta em alguns restaurantes não são obrigatórios e, ainda, há quem sempre se recuse a pagar por não achar justo. Mas nos Estados Unidos as coisas são bem diferentes nesse quesito.

O costume de oferecer gorjetas é algo tratado como boa educação, e os americanos aprendem isso ainda na infância. Por isso, quando um cliente sai do restaurante sem deixar o valor correspondente à gorjeta, que vai de 15 a 20% do total da conta, entende-se que ele não foi bem atendido.

Depois de se mudar para os Estados Unidos já sabe: carregue consigo sempre uma quantia em dinheiro para as gorjetas.

Não há frentista no posto de combustível

A próxima curiosidade é algo que pode levar um tempo para você se acostumar ao morar nos EUA. Afinal, para abastecer o carro no Brasil, basta encostar o automóvel ao lado da bomba de combustível e aguardar até que o frentista faça todo o trabalho, certo?!

Nos Estados Unidos não é bem assim.

Ao verificar que o carro precisa de gasolina, o condutor deve se dirigir ao posto de combustível mais próximo. Chegando lá, é necessário passar o cartão de crédito próximo da bomba, ou na conveniência, e abastecer o seu próprio carro.

No máximo é possível pedir ajuda a quem estiver por perto, caso as coisas não sejam tão simples quanto parecem. No mais, o trabalho é todo do cliente.

Você não paga pela água nos restaurantes

A próxima curiosidade você já deve ter ouvido falar por aí, mas caso não saiba, é importante destacar: os restaurantes e lanchonetes servem água da torneira de graça. Calma, a água é potável e pode ser consumida normalmente, ok? Não é preciso se preocupar.

Basta pedir por tap water em qualquer lugar que você estiver e o garçom lhe servirá um copo ou uma jarra cheios de água. No Brasil, apesar de não ser muito comum, alguns restaurantes também adotam essa prática.

O café da manhã é uma refeição bem caprichada

Enquanto no Brasil um café preto e um pão francês já satisfazem a fome da maioria das pessoas pela manhã, por lá a coisa funciona bem diferente. Você já deve ter visto em filmes e séries americanas que o café da manhã nos Estados Unidos é realmente uma grande refeição.

Os pratos mais comuns presentes no breakfast – palavra em inglês para café da manhã – são: ovos com bacon, panquecas com calda, french toast (basicamente a nossa rabanada, muito consumida no natal) e cereais com leite. Ou seja, é bem saboroso e nada leve.

As férias no trabalho não são garantidas

Agora um fato interessante que muita gente pode não saber sobre os Estados Unidos: as leis trabalhistas não são como nós, brasileiros, estamos acostumados. Isso significa que não há muitos direitos – férias, 13º, atestado – garantidos por lei.

Na maioria dos casos os empregadores que concedem, por exemplo, as férias, o fazem visando colaborar com o clima organizacional. Ah, e elas não possuem 30 dias de duração, mas sim de uma a duas semanas, em média.

Pontualidade é levada a sério

No Brasil a pontualidade não costuma ser um valor muito rígido. Quem vive ou viveu no país sabe que dificilmente as pessoas levam a questão de horário realmente a sério. É muito comum que festas, jantares e até reuniões corporativas atrasem o seu início em pelo menos meia hora.

Por outro lado, em alguns lugares do mundo, o relógio é rei. Os britânicos, por exemplo, têm fama de pontuais no mundo todo, mas não só eles. Os norte-americanos também levam isso muito a sério.

Se depois de vir morar nos EUA algum vizinho ou amigo lhe convidar para uma festinha de aniversário ou jantar que vai se iniciar às 18h, faça de tudo para chegar esse horário. Do contrário, você poderá passar a imagem de pessoa mal educada, que não se importa com os outros.

Venha morar nos EUA e sinta-se como um americano

Se você gostou de todos esses costumes e curiosidades, certamente vai se dar muito bem ao morar nos EUA. Por isso, um dos primeiros passos deve ser adquirir moeda estrangeira antes de embarcar!

A Cotação é a maior distribuidora de câmbio no país e está presente no mercado desde 1968.

Seja qual for a sua necessidade, ao contratar uma das soluções em câmbio da Cotação você pode conta com toda a segurança que só uma empresa experiente pode proporcionar. Para saber mais, visite o Site, baixe o aplicativo Cotação Câmbio, vá até uma das lojas ou ligue 4002-1010 ou 0800 0146 777.