Regras para enviar e receber dinheiro do exterior: você já sabe?

Tudo o que você precisa saber para enviar e receber dinheiro do exterior.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações ainda)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Há não muito tempo, a tarefa de enviar dinheiro para fora do país parecia bastante complicada e burocrática. No entanto, o processo é simples e rápido com o serviço de Remessa Internacional da Cotação.

Neste artigo você entende um pouco mais sobre as regras para enviar e receber dinheiro do exterior – quem pode fazer isso, quais as taxas envolvidas na operação e o passo a passo completo.

O que é a Remessa Internacional

Como o próprio nome sugere, a Remessa Internacional consiste na operação financeira de envio de dinheiro ao exterior.

Essa operação é feita por várias razões, algumas delas são: manutenção de familiares no exterior, investimentos, pagamento de serviços turísticos e por aí vai.

Quem pode enviar e receber dinheiro do exterior

Empresários, investidores, estudantes em intercâmbio ou qualquer pessoa que tenha a necessidade de enviar dinheiro para alguém no exterior pode solicitar uma remessa internacional. O envio é feito por ordem de pagamento.

Pela Cotação o serviço pode ser feito inteiramente online, sem nem precisar sair de casa. Basta um dispositivo conectado à internet.

Quais as principais tarifas para enviar dinheiro ao exterior

Você já sabe o que é e quem pode enviar e receber dinheiro do exterior. Neste tópico, serão esclarecidas algumas das taxas envolvidas na operação. São elas:

  • Qual a taxa de envio da remessa internacional;
  • Quanto é cobrado de IOF – Imposto sobre operações financeiras;
  • Como saber a cotação do câmbio aplicada em uma remessa internacional.

Qual a taxa de envio da remessa internacional?

Seja qual for o serviço solicitado em uma instituição financeira saiba que, em regra, sempre haverá a necessidade de pagar por isso. O valor varia de acordo com a instituição, complexidade do serviço, dentre outros fatores.

Para saber qual é o valor da taxa de envio da sua remessa, fique atento à informação identificada como Valor Efetivo Total (VET) da operação. O VET compreende o valor total da remessa incluindo quantia a ser enviada, IOF, conversão e também eventuais taxas de envio.

O Banco Central determina que o VET seja disponibilizado de forma transparente para que o cliente saiba exatamente quanto está pagando pelo serviço.

Quanto é cobrado de IOF – Imposto sobre operações financeiras (IOF)?

Toda e qualquer operação de câmbio, crédito e seguro feita no Brasil enseja a cobrança do IOF, imposto sobre operações financeiras. Como determina a legislação vigente, o que define a alíquota devida é o destinatário, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro no exterior.

Sobre as transferências internacionais a terceiros, incide o IOF de 0,38% na operação. Já no caso de transferências internacionais para contas da mesma titularidade, incide a alíquota de 1,1%.

Vale lembrar que algumas operações muito específicas incidem alíquotas de acordo com a normativa da Receita Federal. É o caso, por exemplo, dos envios de remessa por empréstimos. Para maiores informações sobre o assunto consulte um especialista da Cotação.

Como saber a cotação do câmbio aplicada em uma remessa internacional

A taxa de câmbio é cobrada sempre que houver necessidade de converter moedas estrangeiras. Por isso, é importante explicar brevemente a diferença entre as duas taxas disponíveis: câmbio comercial e câmbio turismo.

Câmbio comercial

Essa é a taxa de câmbio referência do mercado, e pode ser consultada em tempo real em fontes independentes como XE, Yahoo Finance, Google etc.

Quando você escuta nos noticiários informações sobre queda ou alta do dólar, é sobre o câmbio comercial que estão se referindo. Afinal, essa taxa não é definida de forma arbitrária, mas sim pelas movimentações na economia internacional.

Para saber mais sobre flutuações no mercado e o que interfere na mudança da cotação, leia o artigo COTAÇÃO DO DÓLAR HOJE, PORQUE É IMPORTANTE OLHAR TODOS OS DIAS no blog.

Remessas Internacionais utilizam o câmbio comercial como base.

Câmbio turismo

O câmbio turismo costuma possuir um valor um pouco mais elevado em comparação ao câmbio comercial, pois é definido de forma arbitrária pela própria instituição financeira autorizada a operar câmbio.

Essa taxa tem o câmbio comercial como base, mas adiciona a ele custos com distribuição, armazenamento de papel moeda entre outros. Por isso, pode variar de acordo com a provedor do serviço.

A cotação turismo é utilizada na venda de papel moeda e cartão pré-pago internacional.

Passo a passo para enviar dinheiro ao exterior pela Cotação

Antes de começar tenha em mãos os dados do beneficiário da transferência no exterior. Feito isso, siga as etapas:

  • Acesse o site da Cotação ou o aplicativo Cotação Câmbio para celular;
  • Informe no simulador o valor que será enviado e o câmbio do país destino;
  • Clique no botão iniciar envio;
  • Faça login na sua conta Cotação informando os seus dados, caso você já seja cliente; se for o primeiro acesso, realize o cadastro gratuito seguindo as instruções;
  • Informe o motivo ou natureza do seu envio;
  • Siga as demais instruções até visualizar a confirmação da operação na tela.

A operação é bem simples e intuitiva e pode ser feita por qualquer pessoa. No entanto, se você ou a pessoa que deseja solicitar a transferência não possua familiaridade com tecnologia, saiba que a Cotação oferece o serviço pessoalmente ou por telefone.

Alguma dúvida sobre enviar e receber dinheiro do exterior? Entre em contato com um dos especialistas Cotação e esclareça todas elas.