E se eu perder documentos em uma viagem internacional?

Não se preocupe: ainda dá para curtir suas férias e voltar para casa

Perder documentos em uma viagem internacional é bem comum. Se isso acontecer com você, algumas medidas precisam ser tomadas.

Você planejou suas férias durante meses e com todos os cuidados necessários, mas não contava com um imprevisto: perder documentos durante a viagem internacional.

Seja por falta de atenção ou até mesmo por roubo, o desespero será o mesmo: como farei para continuar minha viagem ou voltar para casa?

Embora seja uma baita dor de cabeça, o mais importante é manter a calma e se prevenir de qualquer outro problema maior. Abaixo, você confere todas as dicas para continuar curtindo suas férias.

Perder-documentos-viagem-internacional

Perder Documentos: Faça cópias autenticadas

Prevenir nunca é demais, ou seja, faça cópias autenticadas do seu RG, certidão de nascimento e páginas 1, 2 e 3 do seu passaporte.

Se puder, opte por carregar essas cópias ao invés dos documentos originais, que deverão ficar em local seguro durante sua viagem.

Boletim de ocorrência e passaporte novo

Se a perda acontecer, o primeiro passo é ir até uma delegacia local fazer um boletim de ocorrência, informando todos os documentos que foram perdidos.

Com a ocorrência em mãos, vá ao consulado mais próximo e solicite um novo passaporte, caso sua viagem seja prolongada.

Esse processo tem custo e poderá demorar mais de um dia para ser emitido, dependendo da demanda. A validade do novo passaporte também será menor.

Se o seu retorno estiver próximo, você poderá solicitar, de forma gratuita, uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que é uma liberação de embarque válida somente para sua volta.

Para essa etapa, além do boletim de ocorrência, você deverá apresentar um documento que comprove sua nacionalidade, que pode ser seu RG ou sua certidão de nascimento. Caso não tenha, testemunhas poderão comprová-la.

E se além dos documentos eu perder o meu Cartão Pré Pago internacional?

Se junto dos seus documentos perdidos estiver também o seu Cartão Pré Pago, você poderá bloqueá-lo acessando o link aqui.

No site, acesse com seu usuário e senha e, em seguida, clique em “Perda/Roubo”. Preencha as informações solicitadas e confirme o bloqueio. Após essa comunicação, aparecerá em sua tela a opção para a solicitação de um novo cartão, que também pode ser realizada diretamente na Central Rendimento Visa TravelMoney.

Este mesmo processo poderá ser feito pelo nosso aplicativo para smartphones e tablets, clicando aqui.

O prazo para entrega do novo cartão pode variar de acordo com as normas alfandegárias de cada país. Para consultar o prazo, entre em contato com a Central Rendimento Visa TravelMoney. A primeira reposição do cartão é gratuita.

Passou por uma situação semelhante? Então, compartilhe sua experiência nos comentários!

A Cotação oferece as melhores soluções em câmbio. Entre em contato conosco pelo siteapplojas ou mesa de câmbio, no telefone 4002-1010. E, além de câmbio viagem, oferece também serviços como o Remessa Expressa, para envio de dinheiro do/para o exterior.