Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Existem diferentes tipos de viajantes, e alguns deles estão listados neste artigo. Aventureiro, intercambista, praieiro… Já parou para pensar em qual é o seu perfil?

Para entender quais as características de cada um deles e descobrir o que todo viajante tem em comum, continue lendo.

Os aventureiros

Uma mochila nas costas e muita aventura pela frente. Os viajantes aventureiros fazem de tudo para conhecer lugares incríveis – ainda que isso lhes custe 2 horas de caminhada debaixo do sol do Atacama ou uma escalada arriscada até o topo de uma montanha gelada.

Na galeria de fotos de viagem de um viajante com esse perfil o que não falta é selfie nas alturas, vídeo de salto de paraquedas e paisagens naturais – afinal, em meio a natureza, o que não falta é aventura.

Mala de viagem

E o que não falta na bagagem dos aventureiros? Para destinos quentes há sempre roupas confortáveis, tênis para fazer trilha, repelente e um boné. Se a viagem for para um lugar frio, onde há possibilidade de esquiar na neve, não falta jaqueta, um par de luvas, touca e roupas térmicas.

Os praieiros

“Não é água com açúcar que acalma, é água com sal” Quem aí já ouviu essa frase de um praieiro?

Esse tipo de viajante é do tipo apaixonado pela combinação areia clara e mar azul, e vão, literalmente, para onde a onda levar. Bahamas, Bora Bora e as Ilhas Maldivas ocupam o topo dos destinos dos sonhos (ou destinos favoritos) dos praieiros. Na falta deles, qualquer destino com vista para o mar é o suficiente para aquecer o coração.

Mala de viagem

Na bagagem do praieiro alguns itens têm presença obrigatória: protetor solar, óculos de sol e roupa de banho. Afinal, nunca se sabe quando irá aparecer a próxima oportunidade para dar um mergulho. 

Os consumistas assumidos

O consumista assumido é aquele tipo de pessoa que leva uma mala de viagem vazia só para voltar com ela cheia de presentes – para os amigos, colegas de trabalho, família toda e, é claro, para sua coleção pessoal de recordaçõesde viagem.

Em Paris, o que for possível fabricar com o formato de Torre Eiffel vai para a sacola. Em Orlando, o dinheiro gasto com moletom no Outlet daria para abrir uma confecção no Brasil. O consumista assumido não passa vontade – ele compra o que cada país tem de melhor e traz tudo consigo na mala.

Mala de viagem

O consumista assumido precisa mesmo é de espaço na mala, por isso, economiza nos itens na ida, para poder caprichar na volta. Ele também não deixa de manter o cartão pré-pago sempre com saldo, afinal, não quer correr o risco de deixar nenhum item para trás.

Os intercambistas

Mais do que só viajantes, os intercambistas são aqueles que vão de mala e cuia para fora do país viver uma experiência de muito estudo e aprendizado.

Apesar de não ser regra, a maioria dos intercambistas não possui dinheiro sobrando, o que exige certas manobras para fazer o orçamento render. Por isso, esse perfil de viajante costuma colecionar cupons de desconto e conhecer todos os restaurantes baratinhos só pelo cheiro.

Mala de viagem

Como o viajante tipo intercambista vai passar um longo período estudando, é necessário levar bastante roupa e sapato para economizar nas comprinhas fora de casa. E para evitar qualquer perrengue, está sempre com uma quantia de dinheiro em espécie na carteira.

Os prevenidos

Eles já ouviram tantas histórias de apuros em viagem que decoraram cada solução existente para todas elas. Os prevenidos só querem aproveitar ao máximo o período de viagem sem passar por nenhum problema – e geralmente conseguem.

Esse tipo de viajante costuma ser o consultor dos amigos e suas respectivas dúvidas sobre viagem internacional “Preciso tirar visto para viajar ao Canadá?”, “Qual é a vacina obrigatória para ir à Europa?”, “Ei, qual é aquele seguro viagem baratinho” e por aí vai.

Mala de viagem

A bagagem do prevenido é equipada com carregador portátil para o celular, todos os documentos possíveis (e até carteirinha de vacinação) além de um guia com todos os pontos turísticos do país destino – afinal, quem é prevenido não conta só com o celular.

Qual dos tipos de viajantes é você?

Depois de ler todos esses tipos de viajantes, com qual deles você mais se identifica?

Independentemente de qual seja a sua resposta, existem algumas coisas que são comuns a todos eles: ninguém quer ficar na mão durante a estadia fora do Brasil. Por isso, nada como contar com as soluções de câmbio da Cotação.

  • Cartão pré-pago internacional

Maior controle e segurança para gastar moeda estrangeira no exterior. O cartão pré-pago permite recargas online, visualização de histórico de compras e contratação de cartões adicionais para aqueles que estão em uma viagem de família.

  • Parcelamento de moeda estrangeira em até 12x

Precisa levar um dinheiro a mais sem estourar o orçamento? Na Cotação você pode parcelar a sua compra de moeda estrangeira em até 12 vezes.

  • Remessa internacional

Envie ou receba dinheiro do exterior com facilidade e segurança.

Que tal entrar para o time de viajantes espertos? Conheça todos os produtos e serviços disponíveis no site da Cotação, no aplicativo Cotação Câmbio ou pessoalmente, em uma das lojas.