Casas de câmbio: dicas para comprar moedas estrangeiras

Planejando uma viagem internacional? Saiba como não errar na hora de comprar moeda estrangeira!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 avaliações, média: 2,56 de 5)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

O planejamento de uma viagem internacional envolve uma série de etapas, e garantir dinheiro para custear o passeio está entre elas. Diante disso, seja qual for o seu destino no exterior, será necessário garantir a compra de moeda estrangeira antes de embarcar.

Neste artigo você vai descobrir táticas que podem ajudar economizar durante o processo de compra de moedas em casas de câmbio além de conhecer países onde o real brasileiro é mais valorizado do que o dinheiro local!

Escolha bem a moeda que vai comprar

O destino para onde você vai é um lugar mais remoto e a moeda oficial não é dólar, libra esterlina e nem euro? Bom, antes de você decidir comprar a moeda local do país, é melhor pensar duas vezes e levar em consideração as informações a seguir.

Além de não serem encontradas muito facilmente, as moedas com baixa saída podem ter o preço mais elevado. Funciona mais ou menos assim: para distribuir moedas que são vendidas rapidamente, como o dólar, as casas de câmbio compram em grande quantidade. Isso facilita para que elas consigam negociar melhor o seu preço e, consequentemente, a venda para o consumidor pode ser feita por um valor mais competitivo.

Ou seja, se o destino da sua próxima viagem para o exterior tem como moeda oficial um câmbio mais “exótico”, talvez levar dólar ou euro e trocar depois de desembarcar seja uma opção interessante – mesmo com a dupla conversão e adição de taxas.

Países onde o real vale mais do que a moeda local

Como economizar é bom e todo mundo gosta, caso você ainda não tenha decidido o destino da viagem, veja a lista de países onde o real vale mais do que a moeda local:

  • Colômbia

Moeda oficial: pesos colombianos

Cotação*: 1 real = 799,92 Peso colombiano

  • Rússia

Moeda oficial: rublo

Cotação*: 1 real = 16,27 Rublo russo

  • México

Moeda oficial: pesos mexicanos

Cotação*: 1 real = 4,77 Peso mexicano

  • África do sul

Moeda oficial: rand

Cotação*: 1 real = 3,57 Rand sul-africano

  • Egito

Moeda oficial: libra egípcia

Cotação*: 1 real = 4,37 Libra egípcia

  • Argentina

Moeda oficial: pesos argentinos

Cotação*: 1 real = 10,62 Peso argentino

* Cotação referente ao dia da consulta, 19/04/19.

Vale lembrar que todos esses países possuem atrações turísticas bastante famosas e são excelentes opções para uma viagem inesquecível.

 

Leia também: 7 LUGARES PARA CONHECER ANTES DE MORRER!

Comece a comprar com antecedência (e de forma fracionada)

Nem sempre o câmbio está tão baixo quanto um turista gosta. No entanto, aqui vai uma dica importante para quem quer evitar riscos: compre a moeda com antecedência e de forma fracionada.

Por exemplo, quem vai viajar em dezembro e precisa garantir US$10 mil para a viagem, pode começar a comprar moeda estrangeira em Junho, garantindo cerca de US$1500 por mês. Assim é possível evitar que na alta o orçamento fique muito prejudicado.

Evite comprar grandes quantias de dinheiro em espécie

Sim, é importante garantir dinheiro em espécie para a viagem, mas de forma alguma essa deve ser a forma de pagamento principal durante o passeio. Andar com grandes quantias em dinheiro não é seguro em lugar nenhum do mundo.

Ainda que o roubo não seja um risco, o viajante fica sujeito a perder notas no bolso ou na bagagem, além de gastar mais do que deveria – é mais difícil controlar os gastos pagos com notas de dinheiro.

Dessa forma, a dica é garantir um cartão pré-pago internacional. O cartão pré-pago Rendimento Visa TravelMoney, disponível na Cotação, é aceito em mais de 200 países e territórios e pode ser utilizado nos mais de 2 milhões de caixas eletrônicos e 30 milhões de estabelecimentos credenciados da Rede Plus.

 

Leia também: É COBRADO TARIFA DE UTILIZAÇÃO DO CARTÃO PRÉ-PAGO NO EXTERIOR?

Compre com instituições autorizadas pelo Banco Central

Infelizmente existem vários estabelecimentos comerciais que se vendem como casa de câmbio e sequer podem exercer essa atividade – o que é crime.

Por isso, antes de comprar qualquer moeda estrangeira é fundamental se certificar de que o local está autorizado pelo Banco Central a realizar esse tipo de operação.

A Cotação é a maior distribuidora do setor no país, está presente no mercado desde 1968 e foi a primeira empresa do setor a receber o Certificado Internacional de Qualidade (ISO 9001) que atesta a sua preocupação em oferecer serviços de qualidade a todos os seus clientes.

Além disso, quem quer poupar tempo encontra muito mais praticidade na Cotação. Afinal, você não precisa sair da sua casa para comprar moeda estrangeira. Quer saber mais? Confira os serviços disponíveis direto no Site, aplicativo Cotação Câmbio ou pelo telefone 4002-1010.