Seguro viagem é necessário? Conheça as vantagens de contratá-lo

Quando você se perguntar “Preciso de seguro viagem?”, a primeira pergunta que você deve se fazer é considerar os potenciais benefícios

Garantir a segurança da sua viagem em casos de imprevistos é uma das melhores maneiras de prevenir que ela não seja prejudicada por conta de emergências ou despesas repentinas. E é por isso que o seguro viagem internacional é necessário.

O seguro oferece a proteção que você precisa contra uma variedade de incidentes, que incluem: emergências médicas, cancelamentos de voos, acomodações de emergência e acidentes de veículos.

Aqui, apresentamos alguns dos benefícios que você espera obter ao ter um seguro quando viaja em casa ou no exterior.

A maioria de nós não pode perder o investimento em férias

Imagine que você vai fazer aquela tão esperada viagem dos sonhos, que foi planejada há muito tempo. Vamos dizer que você vai pagar R$ 15.000,00 para um cruzeiro de luxo em torno do Mediterrâneo para sua lua de mel. Porém, no dia anterior da partida, há um imprevisto que te impede de ir.

Quando você entra em contato com a linha do cruzeiro e explica o que aconteceu, você é informado de que não receberá seu dinheiro de volta. A política da empresa afirma claramente que não haverá reembolso se você cancelar a viagem.

Em situações como essas o seguro viagem é essencial. Quando você possui um seguro com benefícios de cancelamento de viagem, pode obter reembolso por custos de viagem pré-pagos e não reembolsáveis quando precisar cancelar por um dos motivos de cobertura.

Os motivos abordados podem incluir situações variadas como: a doença grave ou lesão da pessoa segurada, um companheiro de viagem ou um membro da família; A morte do viajante segurado, companheiro de viagem ou membro da família; Um desastre natural ou outro evento que torne seu destino inabitável, entre outros.

seguro viagem é necessário

Emergências médicas no exterior podem ser muito caras

Imagine que você sofra um acidente durante uma viagem que está fazendo ao exterior, e no pior cenário, seu convênio não cobre as despesas internacionais. Para ser atendido, você precisará pagar antecipadamente pelos tratamentos, fazendo suas contas médicas aumentarem rapidamente.

São poucos os países que possuem um sistema de saúde público universal. Portanto quando você possui um seguro viagem com benefícios de emergência, ele pode pagar pelas despesas médicas e odontológicas cobertas que possam ocorrer durante a sua viagem.

Os benefícios de transporte médico de emergência podem pagar pelo transporte necessário para o centro médico apropriado mais próximo, assim como pelos custos de levá-lo para casa após uma lesão ou doença coberta.

Então é pensando nisso que você se pergunta se vale a pena ou não pagar por um seguro. Avalie o pequeno custo da compra do seguro contra os enormes custos de uma emergência médica no exterior.

Veja também: Pacotes de viagens: mitos e verdades

Você não deseja que pequenos contratempos estraguem sua viagem

As férias são realmente um investimento em sua felicidade. E quando essas férias começam com um voo cancelado, uma conexão perdida, uma mala desviada ou outro aborrecimento, esse sentimento da ‘viagem perfeita’ desaparece.

O seguro viagem pode ajudar a melhorar essas situações. Os benefícios de atraso de viagem podem reembolsá-lo por despesas adicionais de acomodação/viagem e despesas pré-pagas perdidas devido a um atraso de partida coberto de seis ou mais horas.

Os benefícios do atraso na bagagem podem reembolsá-lo pela compra adicional de itens essenciais durante a sua viagem, se a bagagem atrasar ou mal direcionada por uma transportadora em 24 horas ou mais.

Vários outros benefícios incluem percalços comuns de viagens, portanto, verifique seu plano para ver o que está coberto.

O consulado brasileiro nada pode fazer

Qual é a primeira coisa que você deve fazer quando tiver uma emergência no exterior? A maioria dos viajantes brasileiros ligam para a embaixada local do Brasil para obter ajuda. Mas esses viajantes costumam ficar desapontados ao descobrir que os poderes da equipe da embaixada são limitados.

Eles podem ajudá-lo a substituir um passaporte roubado, entrar em contato com a família ou amigos do Brasil, encontrar assistência médica ou assistência jurídica, se comunicar com a polícia local e conectá-lo com vários recursos.

Mas uma embaixada não pode pagar pelos seus cuidados médicos, fornecer transporte de emergência (exceto durante grandes e raras catástrofes) ou cuidar de quaisquer perdas financeiras que você sofra ao viajar.

É por isso que as embaixadas brasileiras aconselham os viajantes a realizar um seguro viagem que incluem benefícios médicos de emergência, benefícios de transporte médico de emergência e cobertura para outras despesas inesperadas, como cancelamento de viagem e bagagem perdida ou roubada.

seguro viagem é necessário

Aluguel de carros sem estresse

Durante uma viagem, é comum alugarmos carros para nossa comodidade de locomoção. Mas em caso de sofrer ou causar um acidente de trânsito, na maioria dos casos você precisará pagar algumas tarifas extras. Isso é o suficiente para custar mais do que o esperado e arruinar suas sonhadas férias.

O seguro viagem também pode cobrir esses tipos de despesas inesperadas, para que você não passe por mais essa dor de cabeça.

 É fácil encontrar um seguro viagem acessível

O custo é provavelmente o principal motivo pelo qual as pessoas optam por não fechar um pacote de seguro. Nós entendemos. Se você já está pagando uma fortuna por um cruzeiro de férias ou resort, é difícil gastar ainda mais com seguros.

Mas aqui está algo que muitas pessoas não sabem: quando pensamos no gasto que incidentes em viagens internacionais podem nos trazer, o custo da contratação de um seguro viagem realmente compensa, além do sossego que nos traz.

A melhor maneira de encontrar um plano de seguro compatível com sua viagem é solicitar uma cotação e comparar os planos.

O seguro viagem pode ser um alívio financeira para despesas de viagens grandes e não reembolsáveis. Seja por razões médicas, condições climáticas extremas ou eventos locais, o seguro de viagem pode valer muito a pena, para viajar com segurança, tranquilo e sem preocupações.

Não se esqueça também de comprar dólar, euro ou moeda do país de destino para não passar apuros durante a estadia.