Principais taxas para quem faz Remessa Internacional

Descubra quais os custos envolvidos em uma operação de envio de dinheiro para fora do país.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 avaliações, média: 5,00 de 5)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Fez uma compra no exterior ou está responsável pela manutenção de algum familiar que vive fora do país? Como o próprio nome sugere, a remessa internacional é a operação financeira que possibilita o envio de dinheiro para diferentes partes do mundo.

No entanto, além do câmbio usado para conversão da moeda estrangeira, essa operação também está sujeita a outros custos, dentre eles o IOF. Para saber quais são as taxas de remessa internacional e entender o que elas significam, basta continuar lendo este artigo.

Principais taxas para quem faz Remessa Internacional | Cotação Câmbio

Tarifa de envio

Em uma instituição financeira, seja ela um banco ou uma casa de câmbio, cada operação tem um preço. Desde compra de papel moeda, emissão de cartão e a própria remessa internacional.

O valor cobrado é referente ao custo de todo o processo da operação que envolve desde especialistas para atendimento até taxas pelo processamento. Por isso, a tarifa de envio é um valor a qual a sua remessa internacional está sujeita.

Algumas instituições adicionam essa tarifa de envio na taxa de câmbio no momento da conversão, por esse motivo é importante você sempre comparar o Valor Efetivo Total (VET) da operação.

O Banco Central determina que o VET seja sempre disponibilizado aos clientes, de forma transparente, antes do pagamento do serviço. Dessa forma é possível saber exatamente o que está sendo cobrado e quais os custos envolvidos.

 

Imposto sobre operações financeiras (IOF)

A próxima taxa inerente a toda remessa internacional é um imposto federal, instituído pelo Código Tributário Nacional no ano de 1966. Qualquer operação de câmbio, crédito e seguro feita no Brasil está sujeita a incidência do IOF, sigla para imposto sobre operações financeiras.

Uma remessa internacional pode estar sujeita a cobrança de alíquotas diferentes desde 0,0% a 6,38% de IOF sobre o valor total da quantia a ser enviada. O que vai determinar é o destinatário. Se o envio for feito a terceiros, incidirá 0,38% de IOF na operação; Se o envio for feito para conta da mesma titularidade, incidirá a alíquota de 1,1%.

Ao simular o envio de dinheiro no site da Cotação, note que o IOF de 0,38%, cobrado em envio feito para terceiros, já é considerado. No entanto, caso seja informado durante a compra que o valor será transferido para uma conta de mesma titularidade, a alíquota sobe para 1,1%, aumentando o custo final da operação.

Algumas operações muito específicas incidem alíquotas de acordo com a normativa da Receita Federal, por exemplo: envios de remessa por empréstimos. Para maiores informações consulte um especialista da Cotação.

Principais taxas para quem faz Remessa Internacional | Cotação Câmbio

Câmbio

A última taxa da lista é a mais óbvia da operação, o câmbio, cobrada sempre que houver a necessidade de conversão entre moedas estrangeiras. Aqui é importante diferenciar as duas taxas de câmbio do mercado financeiro, comercial e turismo. São elas:

Câmbio comercial

Essa taxa é a que serve de referência no mercado. Se você tem o costume de acompanhar noticiários na televisão ou mesmo ler jornais, ao anunciar queda ou alta do dólar, é sobre o câmbio comercial que estão se referindo.

O que provoca a flutuação do câmbio comercial são as tensões do mercado internacional, incluindo importações, exportações, decisões governamentais e incertezas políticas. Por esse motivo em épocas de eleição, por exemplo, há forte oscilação do dólar.

Remessas Internacionais utilizam o câmbio comercial como base.

Câmbio turismo

Já a versão turismo da moeda é a cotação utilizada por instituições financeiras e também casas de câmbio na venda de papel moeda e cartão pré-pago internacional.

Essa taxa tem o câmbio comercial como base, mas adiciona a ele custos com distribuição, armazenamento de papel moeda entre outros, de forma arbitrária. Por isso, pode variar de acordo com a provedor do serviço.

 

Quer saber quais são as taxas de remessa internacional para clientes Cotação?

Basta fazer uma simulação no site da Cotação ou aplicativo Cotação Câmbio. Dessa forma você consegue visualizar todos os custos envolvidos de forma transparente, antes de concluir a operação.