O que é VTM e como utilizar?

Entenda como o cartão funciona e por que essa é uma boa maneira de pagar as suas contas durante a viagem

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações ainda)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Quem costuma fazer viagens internacionais já deve ter ouvido falar sobre o VTM – Visa Travel Money. Afinal, essa é uma das formas mais seguras e práticas de carregar dinheiro durante uma viagem ao exterior.

Mas caso você ainda não saiba o que é VTM e quais são os seus benefícios, basta continuar lendo. A seguir, serão respondidas as questões mais comuns sobre esse meio de pagamento para que você decida se vale ou não a pena garantir o seu.

Como funciona o cartão VTM?

Para quem não sabe o que é VTM, é importante explicar que trata-se da sigla para Visa Travel Money, um cartão pré-pago internacional da bandeira Visa. Diferente de um cartão de crédito, o cartão pré-pago funciona por meio de recargas, sem juros ou anuidades.

Ou seja, durante a etapa do planejamento da viagem, o turista deve se preocupar com vários detalhes, como a organização das bagagens, criação do roteiro, reserva de hospedagem e também a definição de teto de gastos. É aí que entra o cartão pré-pago VTM.

Se for estipulado que os gastos máximos devem ser de US$10 mil, é possível solicitar a emissão de um cartão VTM e fazer uma recarga nesse valor. Dessa forma, o cartão poderá ser usado para pagamento de todas as despesas durante todo o período da viagem, sem que haja o risco de ultrapassar o orçamento.

Mas ainda assim, caso seja necessário gastar um pouco mais, basta acessar o site ou app Cotação para fazer uma nova recarga a qualquer tempo.

Cartão VTM x Cartão de crédito

Há quem confunda um pouco as coisas e acredite que o cartão VTM e um cartão de crédito internacional são a mesma coisa. Contudo, eles são formas de pagamento completamente diferentes. Veja a seguir uma definição bem simples de cada um deles:

O que é o cartão VTM?

O Visa Travel Money é um cartão pré-pago, ou seja, não há limite de crédito pré-aprovado, pois o limite é definido pelo valor total da recarga feita pelo próprio usuário. Por exemplo, se o cliente faz uma recarga de US$ 5 mil em seu cartão para gastar em sua viagem, esse é o limite do seu VTM. Não há como pagar nada além desse valor.

O cartão pré-pago internacional funciona como um celular pré-pago: sem recargas, o telefone não funciona. Simples assim.

O que é VTM e como utilizar?

O que é o cartão de crédito internacional

Por outro lado, o cartão de crédito internacional funciona por meio de um limite pré-aprovado por uma instituição financeira. O cliente primeiro gasta, depois paga. É por isso que ele recebe todo mês um boleto em casa contendo todas as suas compras.

Qual desses meios de pagamento vale mais a pena?

Ao utilizar um cartão de crédito internacional, o cliente não precisa ter o valor todo a ser gasto antes da viagem, pois pode usar o limite disponível do cartão e pagar as compras somente com a chegada da fatura.

Por outro lado, durante toda a estadia fora do país, o cartão de crédito fica sujeito às oscilações do câmbio, que podem aumentar bastante até a data de fechamento da fatura e impactar diretamente no custo da viagem.

Já o VTM, por ser um cartão pré-pago, não fica sujeito às oscilações do câmbio. No momento da recarga, a cotação da moeda, seja ela qual for, é congelada, o que dá mais tranquilidade na hora de usar – não há surpresas posteriores.

Cartão VTM x dinheiro em espécie

Além do cartão pré-pago internacional e do cartão de crédito, o turista sempre pode optar por comprar dólar, euros ou qualquer que seja a moeda em espécie antes de viajar.

Essa é uma forma de economizar na compra da moeda estrangeira, no entanto, imprevistos acontecem em qualquer lugar do mundo e isso inclui roubos e furtos. Em cidades turísticas, por exemplo, os turistas são os principais alvos dos criminosos, pois são vítimas fáceis de crimes como furtos, roubos e até alguns golpes.

O que é VTM e como utilizar?

Nesse contexto, carregar todo o dinheiro em espécie pode colocar toda a viagem em risco. Por isso, o ideal é ter consigo algumas notas para compras pequenas e emergências, e levar a maior parte em forma de saldo em um cartão VTM. Dessa forma, caso o viajante seja furtado, ele consegue cancelar o seu cartão pela internet, em poucos minutos, e receber um novo onde quer que ele esteja. Simples assim.

Gostou de entender mais sobre o que é VTM, como esse cartão funciona e por que essa é a alternativa mais segura de fazer os seus pagamentos no exterior? Então, solicite o seu antes de embarcar, direto pelo site da Cotação.

O desbloqueio do cartão VTM pode ser feito facilmente e com ele você fica preparado para evitar perrengues em viagens.