Cartão Pré-Pago no exterior: É cobrada tarifa de utilização?

Descubra quais as taxas e impostos envolvidos na utilização do cartão pré-pago internacional.

cartão-pré-pago-exterior

Quem já conhece o cartão pré-pago internacional sabe que essa é uma das ferramentas mais seguras e eficientes para levar moeda estrangeira para fora o exterior. E os motivos são vários e serão citados ao longo deste artigo.

No entanto, existem algumas dúvidas sobre o cartão pré-pago no exterior: existe uma tarifa de utilização? Quer saber quais as taxas envolvidas no uso desse tipo de cartão? Então, continue lendo esse artigo.  

Leia também: COMO ADQUIRIR O CARTÃO PRÉ-PAGO INTERNACIONAL DA COTAÇÃO?

IOF: O que é e como ele é cobrado?

Antes de tudo é necessário explicar um pouco sobre um dos impostos que provocam calafrios em que está prestes a embarcar em uma viagem internacional: o IOF.

Criado em 1994, o Imposto sobre Operações Financeiras, mais conhecido como IOF, é um tributo federal cujo papel é controlar o mercado financeiro e, de certa forma, estimular o consumo interno.

Atualmente, existem diferentes alíquotas do imposto e elas mudam de acordo com a natureza da operação. Veja abaixo, por exemplo:

Tipo Alíquota
Comprar Papel Moeda 1,10%
Vender Papel Moeda 0,38%
Comprar Cartão Pré-pago 6,38%
Vender Cartão Pré-pago 0,38%
Envio e Recebimento/Remessa para o exterior¹   0,38%
Cartão de Crédito Internacional 6,38%
¹Com exceção de envios para a mesma titularidade, o qual é cobrado 1,1%.

O IOF incide no valor da carga/recarga do cartão pré-pago. Por exemplo, imagine que você vá fazer uma viagem de dez dias para o exterior e para custear os gastos durante esse período tenha reservado uma quantia de R$ 10 mil.

Dessa forma, sabendo que uma das melhores e mais seguras forma de armazenar esse dinheiro é por meio do cartão pré-pago internacional, você solicita, por meio do site da Cotação, app, telefone ou uma das lojas da Cotação o seu cartão de viagem. 

No momento da primeira recarga será descontado 6,38% de IOF sobre esses R$ 10 mil que serão convertidos na moeda estrangeira do país de destino, por exemplo, o dólar. Durante o período fora do país, não haverá mais a cobrança desse imposto. Ou seja, você fica livre de sustos. 

Muita gente se confunde e acha que a tarifa de IOF incide sobre cada compra paga por meio do cartão pré-pago, o que não é verdade. No entanto, você fica sujeito a esse tipo de cobrança ao optar por usar cartão de crédito no exterior. 

Além do IOF, há tarifas para usar o cartão pré-pago no exterior?

cartão-pré-pago-internacional

Não há tarifas para a realização de compras com o cartão pré-pago.

Além do IOF, outros custos ficam por conta dos eventuais saques feitos em caixas eletrônicos, e nesses casos o valor é debitado diretamente do saldo disponível do cartão no momento da transação.

É importante saber também que alguns caixas eletrônicos no exterior podem cobrar tarifas adicionais, informadas no momento do saque. 

Leia também: NÃO PASSE PERRENGUE NO SEU INTERCÂMBIO

Dia da recarga ou dia da compra, qual a taxa de câmbio praticada?

A taxa de câmbio dos cartões pré-pagos é congelada no momento da recarga. Ou seja, depois disso, o titular não precisa se preocupar com oscilação de câmbio, pois ela não mais afetará em nada no saldo do cartão.

Não confunda com o sistema utilizado nos cartões de crédito, cuja fatura pode aumentar posteriormente, de acordo com a cotação do fechamento da fatura.

É cobrada alguma taxa para emissão do cartão pré-pago pela Cotação?

Cliente Cotação não paga nada para adquirir o cartão pré-pago internacional. Por isso, se você está planejando a sua próxima viagem para o exterior, saiba que é possível solicitar o seu por meio do site da Cotação, aplicativo, telefone ou pessoalmente, em uma das lojas.

Em caso de perda, qual a taxa para emissão de segunda via?

Finalmente, outra vantagem do cartão pré-pago fica por conta da emissão de segunda via em caso de perda ou roubo no exterior. Além da primeira reposição gratuita, o cartão é enviado onde quer que você esteja. 

Ou seja, o titular do cartão pré-pago pode ficar tranquilo independentemente de onde esteja, pois sabe que não vai ficar na mão durante a viagem.

É importante lembrar que a partir da segunda reposição haverá cobrança e ela será debitada diretamente do saldo disponível do cartão. No entanto, esse valor serve para cobrir os custos operacionais do serviço, incluindo a própria fabricação do plástico. Todas as taxas envolvidas podem ser consultadas na seção Tarifas Bancárias no site do Banco Rendimento.

Uma das soluções em cartão pré-pago disponíveis para contratação pela Cotação é o Rendimento Visa TravelMoney. No entanto existem outros tipos de solução que variam de acordo com a necessidade de cada cliente. Consulte todos os produtos disponíveis direto no site.

cartão-pré-pago-exterior

Seja qual for a opção escolhida, os cartões Rendimento Visa TravelMoney são aceitos em mais de 200 países e territórios, compatíveis com mais de 2 milhões de terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) e 30 milhões de estabelecimentos credenciados.

Agora que você conhece os principais benefícios do Cartão Pré-Pago Internacional, sabe como funciona a cobrança do IOF e quais as taxas envolvidas, solicite o seu e garanta uma viagem ao exterior segura e econômica.

Você pode comprar online agora mesmo, pelo telefone 4002-1010, WhatsApp (11) 97300-1071, app ou em uma das lojas Cotação. 🙂

Então, curtiu esse conteúdo? Fique ligado no blog da Cotação para mais dicas sobre câmbio e viagens.