Qual é a diferença entre dólar turismo e dólar comercial?

Entenda a diferença entre turismo e comercial, e por que o preço varia entre um e outro.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 avaliações, média: 3,00 de 5)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Assim como em qualquer comércio, no mercado cambial o que define o preço de determinada moeda é quociente de oferta – demanda.

Mas, falando sobre o dólar especificamente, o preço pode variar dependendo da natureza da operação em que será utilizado. Você sabe por quê? É isso que este post vai esclarecer.

Dólar Turismo e Dólar Comercial, Entenda as Diferenças | Cotação Câmbio

O que é dólar comercial?

Bom, como o próprio nome já diz, o dólar comercial é caracterizado pela natureza da operação em que ele está sendo utilizado. Por exemplo, configura-se dólar comercial quando a moeda participa de movimentações comerciais.

Alguns exemplos de movimentação comercial são: importação e exportação de mercadorias, contratação de serviços entre empresas, além de ações do governo que acontecem em território estrangeiro.

 

Por que o dólar comercial é mais barato?

Você já deve ter reparado que ao procurar pela cotação atual do dólar, ele tem um preço diferente daquele que é vendido para pessoas físicas em casas de câmbio, certo? Pois é. Isso realmente acontece.

O motivo é simples: o dólar comercial possui um preço diferente pois é utilizado entre grandes transações financeiras, envolvendo instituições como bancos e governos.

Aqui o preço é um pouco mais baixo com o objetivo de manter certo controle diante dessas operações, preservando ambos os lados, evitando, assim, que qualquer uma das partes saia perdendo no caso de super valorização ou desvalorização.

Dólar Turismo e Dólar Comercial, Entenda as Diferenças | Cotação Câmbio

O que é dólar turismo?

Assim como o dólar é chamado comercial no caso de grandes operações de comércio exterior, o dólar turismo é a cotação utilizada para pessoas que compram a moeda para realizar viagens internacionais.

Alguns exemplos de como o dólar turismo é utilizado: compra de passagens aéreas em companhias estrangeiras, compra de produtos importados e qualquer tipo de despesa realizada durante uma viagem, inclusive o pagamento de compras efetuadas com cartão de crédito no exterior.

 

Por que o dólar turismo é mais caro?

Assim como o dólar comercial é mais barato devido às grandes movimentações com ele realizadas, o dólar turismo custa mais caro de acordo com a oferta e demanda, custos administrativos, operacionais de aquisição física da moeda e disponibilização.

Portanto, seu custo acaba sendo proporcionalmente mais caro, elevando também o valor da moeda.

Mas, como nem sempre esperar a moeda estrangeira abaixar é uma opção, em situações onde é preciso viajar a trabalho ou pegar férias, por exemplo, não adianta ficar refém da cotação do dólar turismo e adiar os planos.

O melhor mesmo é comprar com uma empresa séria e que tem experiência no mercado de câmbio. Dessa forma é possível garantir um bom negócio em qualquer época do ano.

E se você está precisando comprar moeda estrangeira, acesse o site da Cotação, ou baixe o app Cotação Câmbio direto da loja de aplicativos do seu smartphone, seja ele Android ou iOS, e faça uma simulação.

 

E aí, gostou da nossa explicação? Agora ficou mais fácil para você perceber a diferença, certo?
Aproveite nossos artigos e entenda sobre tudo sobre moedas estrangeiras.
Cotação as melhores soluções em câmbio. 🙂

Deixe seu comentário!