Cotação do dólar hoje, porque é importante olhar todos os dias

Como a oscilação influencia na vida dos brasileiros e como evitar prejuízos na compra da moeda em períodos de alta.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 avaliações, média: 5,00 de 5)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Não precisa ser nenhum especialista do mercado financeiro para saber que a cotação do dólar pode variar muito de um dia para o outro.

Mas, você sabe exatamente por que essa variação acontece e qual a influência disso na vida das pessoas, mesmo aquelas que não pretender adquirir a moeda tão cedo? Esse é o assunto que será abordado no post de hoje.

Por que a cotação do dólar muda tanto?

Antes de contar porque você deve estar por dentro da variação cambial, é importante explicar porque ela muda com tanta frequência. Basicamente você precisa entender, ainda que brevemente, sobre a mecânica do mercado financeiro.

Assim como em qualquer outro comércio, o que provoca a alta ou a baixa de determinada moeda é a relação entre oferta e demanda. Se há muita demanda e pouca oferta, a moeda valoriza e o preço sobe. Se há muita oferta e pouca gente querendo, o preço cai.

Como o dólar é a moeda utilizada em 87% de todas as transações entre países, quando ele aumenta, especificamente em relação ao real, nosso país paga mais caro em negociações internacionais.

Cotação do dólar hoje, porque é importante olhar todos os dias | Cotação Câmbio

Mas afinal, como a alta do dólar influencia na vida dos brasileiros?

Em termos ainda mais práticos, um dos motivos que faz a alta do dólar influenciar na vida da população brasileira, é o fato do Brasil ser um dos maiores importadores do planeta.

Sim, apesar de ser um país que também exporta bastante, sobretudo alimentos, o Brasil é um país que faz muitas importações. Há uma enorme parcela de produtos que você pode nem imaginar que são importados.

Sabe o pãozinho que você costuma comer de manhã na hora do café? Então, ele é feito ali na padaria mesmo. Mas o trigo utilizado na receita provavelmente veio da União Europeia ou da China. Isso acontece porque somente 30% do trigo nacional serve para a produção de pães.

E o pãozinho é só um exemplo real do porquê a alta do dólar influencia profundamente na rotina dos brasileiros. De onde saiu esse exemplo, existem vários outros.

Como comprar dólar mesmo em períodos de alta?

Além da influência na vida mesmo de quem não está com viagem marcada, a cotação do dólar afeta diretamente a vida daqueles que estão planejando uma ida aos Estados Unidos. E essas pessoas em especial devem estar de olho na moeda para se manterem prevenidas.

Comprar dólar com antecedência é uma sugestão. Se a sua viagem ainda está distante, o ideal é adquirir câmbio aos poucos para aproveitar as quedas.

Cotação do dólar hoje, porque é importante olhar todos os dias | Cotação Câmbio

Mas, às vezes não tem jeito, é preciso comprar dólar mesmo quando a cotação não está tão atraente assim. Nesses casos é preciso se atentar e seguir algumas recomendações que podem ajudar a economizar o máximo possível:

  • Evite usar cartões de crédito

No caso de uma situação emergencial, em que não há outra saída, tudo bem. Mas o ideal é fugir desse método de pagamento durante uma viagem internacional.

Especialmente em períodos de muita oscilação do dólar, a surpresa (e o prejuízo) podem ser altos quando a fatura fechar.

  • Evite comprar moedas em instituições bancárias tradicionais

Os bancos tradicionais costumam inserir um valor de comissão em cima da cotação verdadeira do dólar. Nesse caso, quem compra dessas instituições não paga o valor real, mas um valor com comissão embutida e a falta de transparência pode prejudicar você.

Na Cotação você sabe exatamente quanto vai pagar na hora de comprar câmbio, seja dólar ou qualquer outra moeda. Afinal, a simulação pode ser feita na página principal do site ou pelo aplicativo. Fácil e transparente, como deve ser.

  • Dê preferência aos cartões pré-pago internacionais

Outra forma de evitar prejuízos é utilizar cartões pré-pago internacionais.

Diferente dos cartões de crédito, com esse tipo de cartão você não precisa se preocupar se haverá alta posterior da moeda, pois a cotação é congelada no momento em que você faz a recarga.

Ou seja, dá para viajar com mais tranquilidade e segurança, sem surpresas.

Agora que você já sabe por que é importante ficar de olho na cotação do dólar, sobretudo se está com viagem marcada para o exterior, conheça os serviços de câmbio da Cotação. Basta visitar uma das lojas, baixar o aplicativo ou ligar para 4002-1010 (capitais ou regiões metropolitanas) ou whatsapp (11) 97300-1071.

Deixe seu comentário!