Cartão de Viagem ou Papel Moeda: O que vale mais a pena?

Saiba qual tipo escolher para a sua viagem internacional.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 avaliações, média: 3,00 de 5)
Loading...
Tempo de leitura aproximado: 6 minutos

Cartão de Viagem ou Papel Moeda: O que vale mais a pena?

Na hora de planejar uma viagem internacional, além do roteiro, passagens aéreas e documentação, uma das grandes preocupações é como levar dinheiro para o exterior.

Atualmente, entre outras opções, é possível comprar papel moeda e embarcar de carteira cheia ou adquirir um cartão de viagem pré-pago. Entenda, neste artigo, qual é a forma que melhor atende às suas necessidades.

Cartão de Viagem ou Papel Moeda: O que vale mais a pena?

Vantagens do Papel Moeda

Primeiro vamos falar da compra de moeda estrangeira em espécie, ou papel moeda.

As pessoas normalmente optam pelo papel moeda devido a taxa de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) baixa. O IOF que incide sobre a compra de moeda estrangeira é de, atualmente, 1,1%. Enquanto a taxa para recarregar um cartão de viagem ou um usar um cartão de crédito é de 6,38%.

Além disso, o dinheiro em espécie é facilmente aceito em qualquer lugar, mesmo em barraquinhas de comida de rua ou destinos mais isolados, por exemplo. Dessa forma não é preciso se preocupar se determinado estabelecimento irá ou não aceitar o seu meio de pagamento.

Na Cotação, você pode encontrar mais de 20 tipos diferentes de moeda em espécie para sua viagem internacional e pode fazer a conversão online, clicando aqui.

Cartão de Viagem ou Papel Moeda: O que vale mais a pena?

Desvantagens de comprar papel moeda

Apesar de oferecer vantagens, existem algumas desvantagens de contar somente com dinheiro em espécie. A primeira delas é o perigo de andar com grandes quantias dentro da carteira ou da bolsa. Afinal, em qualquer lugar do mundo há o risco de ser vítima de furto ou roubo e, nesse caso, já imaginou acabar sem nenhum centavo? Pode acontecer.

Outra coisa que pode acontecer é perder o dinheiro, seja por desorganização ou por acidente. Nesse tipo de situação, não há como rastrear o papel moeda ou bloqueá-lo por perda. Ou seja, ao se perguntar como levar dinheiro para o exterior é preciso considerar também situações extremas para decidir qual das formas de pagamento é menos vulnerável.

Se mesmo assim a opção for levar todo o dinheiro em espécie, lembre-se: leve o dinheiro em pequenas quantias dentro da carteira; tranque o restante no cofre do hotel ou em uma mala com cadeado; evite contar dinheiro em público.

Além disso, compre moeda estrangeira somente de instituições autorizadas pelo Banco Central a operar câmbio. Essa é a única forma de se certificar de que as cédulas têm procedência e são verdadeiras, livre de qualquer tipo de fraude ou falsificação do dinheiro.

A Cotação possui lojas em diferentes lugares do Brasil e você pode se dirigir a qualquer uma delas para adquirir os seus dólares, euros ou várias outras moedas. Acesse o site da Cotação e clique em “Nossas Lojas”, na página inicial, para conferir qual é o endereço mais próximo de você.

Vantagens do Cartão de Viagem

Para quem ainda não se decidiu sobre como levar dinheiro para o exterior, a próxima sugestão é o cartão de viagem, a forma mais segura de levar dinheiro em viagens internacionais.

Por ser pré-pago, você irá gastar apenas o dinheiro da carga que efetuar, o que é uma das principais diferenças e vantagens contra o cartão de crédito.

A taxa de câmbio do cartão de viagem é congelada no momento da recarga. Ou seja, depois disso, o titular não precisa se preocupar com oscilação de câmbio, pois ela não mais afetará em nada no saldo do cartão. No caso de cartões de crédito, a fatura pode aumentar posteriormente, de acordo com a cotação na data de seu fechamento. 

Cartão de Viagem ou Papel Moeda: O que vale mais a pena?

Atualmente, o cartão de viagem da Cotação, chamado Rendimento VisaTravel Money, pode ser adquirido e recarregado em 7 moedas: dólar americano, euro, libra, peso argentino, dólar canadense, dólar australiano e dólar neozelandês. 

Uma das vantagens do cartão de viagem é sua facilidade no uso e na hora de fazer uma recarga. Por isso, pode ser usado por pessoas de diversas idades. No caso de adolescentes viajando em intercâmbio, o cartão pré-pago facilita o monitoramento dos pais sobre os gastos dos filhos, já que seu saldo e extrato pode ser consultado online.

Aceitação do Cartão de Viagem

A recarga do cartão também pode ser feita online, assim como o bloqueio em caso de perda ou roubo. Você ainda recebe um novo cartão, de forma gratuita para a primeira reposição, em poucas horas após a requisição.

Outro grande ponto positivo é que o cartão de viagem Rendimento VisaTravel Money é aceito em mais de 200 países e territórios e conta com mais de 2 milhões de caixas eletrônicos e 30 milhões de estabelecimentos credenciados da Rede Plus.

Gostou das sugestões de como levar dinheiro para o exterior? Leia em nosso blog outros conteúdos sobre papel moeda ou cartão de viagem e também dicas de viagem, dúvidas sobre o mercado de câmbio e outras curiosidades sobre destinos e moedas estrangeiras. 🙂